Blog Top Society - Karla Cruz

Indústria química desenvolve produto para aumentar a resistência inicial do concreto em até 15%

23/02/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/5076_post_10347.jpg
A construção civil brasileira enfrenta um grande problema de produtividade, onde é difícil construir mais em menos tempo. Nos últimos anos algumas práticas foram adotadas, entre elas a industrialização do canteiro de obras.
 
A construção industrializada se dedica a transformar o canteiro de obras em uma linha de montagem, semelhante ao que ocorre em outras indústrias. Para isso, baseia-se na aplicação de sistemas pré-fabricados, que chegam ao canteiro prontos para serem montados.
 
Para auxiliar no aumento de produtividade das construções industrializadas, a Camargo Química, indústria química catarinense, desenvolveu com exclusividade no mercado um novo produto, o superplastificante CQ Flow Accelera 9000.
 
Fábio Camargo, diretor da empresa, explica que se trata deuma nova geração de polímeros, capaz de aumentar a resistência inicial do concreto em até 15%, sem perder características de manutenção e abertura do concreto. “Esse produto vem ao encontro de uma necessidade crescente da construção industrializada pelo aumento de produtividade”, salienta o diretor.
 
Sobre o CQ Flow Accelera 9000
 
A Linha CQ Flow Accelera  9000 é composta por aditivos superplastificantes de terceira geração a base de policarboxilato, prontos para consumo, totalmente isentos de cloretos e compatíveis com diversos tipos de cimento.
 
Desenvolvido especialmente para concretos que necessitam de incremento de resistência inicial, como os utilizados na fabricação de paredes de concreto e em pré-moldados que necessitam rápida liberação das formas. O produto atende aos requisitos das normas brasileiras NBR 11768 (tipo P e SP) e ASTM C494 (tipo A e F).
 
“O produto auxilia principalmente as construtoras que fazem paredes de concreto, bem como indústrias de pré-moldados, pois possibilita que o concreto tenha uma resistência inicial mais alta, possibilitando uma rápida desforma”, explica Camargo.ACamargo Química se dedicou intensamente durante um ano, pesquisando e testando, para então, conseguir lançar o novo produto, que promete ser revolucionário no mercado.
 
Vantagens do produto e campos de aplicação
·        Aumenta a resistência à compressão e flexão;
·        Aumenta a resistência inicial;
·        Incremento expressivo na fluidez do concreto fresco e habilidade passante por entre armaduras;
·        Grande redução da água de amassamento;
·        Acréscimo de coesão e consequente redução de manifestações de segregação;
·        Liberação antecipada das formas;
·        Prolonga a impermeabilidade e durabilidade.
 
Camargo explica que o produto é recomendado para diversos tipos de concreto onde se deseja alta redução da água de amassamento sem alteração no tempo de pega, como: concreto auto-adensável, concretos usinados em geral, concretos reforçados, pré-fabricados, bombeados, fluídos e de pouco peso ou peso normal, concreto protendido, concreto reodinâmico e de alto desempenho.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página