O mês de fevereiro trouxe oportunidade de qualificação
profissional em eletricidade para Edimara, José, Rubens e Tiago, alunos
contemplados com as bolsas sorteadas pelo NCD. Uma ação social que integrou a
Campanha Cadeia Colaborativa lançada em junho de 2020. O curso de curta duração
de 20 horas é uma iniciativa do NCD em parceria com o Senai. “A nossa proposta
era criar mecanismos para fomentar toda a cadeia do segmento do décor e trazer
uma alternativa de aperfeiçoamento para profissionais em áreas essenciais para
o setor”, explica Roberta Dietrich, gerente executiva do NCD.
A ação com o DNA do NCD dividida em três fases previa a doação
de 90 bolsas de formação para transformar vidas em todo estado. Os cursos de
mão-de-obra como eletricista foram priorizados para a população com maior
necessidade de trabalho e oferecidos gratuitamente. “A gente sempre procura
trazer os conceitos básicos com foco nas necessidades do mercado. Desde
manutenção até verificação de componente e instalação”, explica Fabrício Lohn,
professor do curso do Senai. José, Rubens e Tiago são eletricistas. Edimara é
designer de interiores e junto com mais 16 beneficiados pelas bolsas são os
formandos da turma de eletricidade.
José Rodrigo é mecânico de refrigeração e ficou sabendo do curso
por meio das redes sociais do NCD. O ano difícil trouxe desafios para o
autônomo que vivenciou uma queda na demanda de trabalho em 2020. “Esse curso
significa uma grande oportunidade para prestar um serviço de qualidade para os
clientes que necessitam de uma mão de obra qualificada. Este curso vai mudar
minha prestação de serviço, minha segurança para entender bem do assunto e dos
riscos”, conta o aluno. A Edimara descobriu no curso novos conhecimentos para
aplicar nos projetos de interiores. “Achei muito bacana porque agrega ao meu
dia-a-dia e ao meu trabalho. Quando eu chegar numa obra saberei além do
dimensionamento de iluminação. É um curso curto, mas dinâmico que ressalta a
vivência na eletricidade”, explica a aluna.
A Campanha Cadeia Colaborativa do NCD será reeditada em 2021
para reforçar os negócios, com emprego e renda circulando nas seis regionais do
Núcleo Catarinense de Decoração. A cada R$ 1 mil em compras nas lojas
associadas ao NCD o cliente ganha um cupom e se estiver acompanhado de um arquiteto
ou designer cadastrado na entidade ganha cupons em dobro e concorre a 50 mil
reais em compras nas lojas do Núcleo Catarinense de Decoração. Além disso, a
campanha prevê uma nova ação social para beneficiar a comunidade.