Com o impacto da pandemia o comportamento das
pessoas se transformou rapidamente, impactando todos os níveis da vida. A
relação das pessoas com a tecnologia e consigo mesmas, sofreu uma mudança
drástica que mudou o cenário completamente. Os planejamentos de marketing
tiveram que ser refeitos e até o modo como as marcas estão construindo suas
estratégias está sendo revisto. Isso faz com que as marcas tenham que se
adaptar para sobreviver e prosperar nesses tempos complexos.
Listo abaixo algumas tendências de consumo que
estão definindo o mercado digital neste ano e que as marcas devem ficar atentas:
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O papel cada vez
maior das compras online: pode-se dizer que as pessoas aprenderam a comprar sem
sair de casa e esse hábito vai persistir. As marcas que ainda não criaram
canais digitais, terão que se adaptar para sobreviver. Além disso, as redes
sociais agora abrem novos canais de vendas que podem ser aproveitados.
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Consumo de
conteúdo a partir do sofá: com boa parte das pessoas continuando a realizar
trabalho remoto e perdendo menos tempo no trânsito, por exemplo, acaba gerando
muito mais tempo disponível para assistir vídeos em plataformas de streaming.
Essa explosão no tempo de visualização pode ser uma grande oportunidade para as
marcas, tanto na criação de campanhas digitais direcionadas, quanto nas
estratégias de brands content.
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Um mundo com menos
contato físico: a entrada no mercado do pagamento por aproximação, ou seja, sem
contato físico e, o desenvolvimento de novas tecnologias de realidade aumentada
e realidade virtual, abrem um mundo de oportunidades que pode ser explorado
para criar novas experiências para as pessoas. Os consumidores estão dispostos
a experimentar.
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Gastos solidários:
propósito e responsabilidade social corporativa serão requisitos obrigatórios
para as marcas por demanda do mercado. Além disso o valor da comunidade ganha
destaque em relação as atividades egoístas. As marcas têm que se conectar com
esse desejo.
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Automatização da
comunicação: as pessoas querem cada vez mais a personalização das experiências.
Uma maneira das marcas fazerem isso é através de Bots, que conversam com os
clientes através da inteligência artificial. A tecnologia está avançando
rapidamente e já consegue resolver boa parte dos problemas.
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A diminuição da lealdade
de marca: o crescimento das compras online transformou muitos produtos e
serviços em commodities. Os millennials e a Geração Z tem menos lealdade
as marcas, e eles estão tomando conta do mercado de consumo. Esse é um grande
desafio para as marcas já estabelecidas que tem que se defender e, uma
oportunidade gigante para as marcas entrantes se posicionarem nesse novo
cenário.
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Aumento da
importância de saúde e bem-estar: tudo relacionado a saúde será top-of-mind
para os consumidores. As pessoas também estão reconsiderando como investirão
seu tempo e a tendência é investir cada vez mais em si mesmo. A valorização das
experiências pessoais de evolução e qualidade de vida estão gerando impacto
duradouro no mercado. As marcas devem olhar com muita atenção para esse
segmento e proporcionar propostas de valor conectadas com essas novas demandas.
Elas devem atuar para aumentar seu papel nas mudanças da sociedade e gerar
impacto positivo no modo de como as pessoas vivem, gerando mais bem-estar e
colaborando para aumentar o nível geral de saúde da população.
As marcas que estiverem atentas a essas mudanças
terão muitas oportunidades para inovar, se conectar com seus consumidores e,
além disso, gerar crescimento em novos mercados.
Contribuição
de: D.J. Castro, Especialista em branding e sócio-proprietário da Nexia Branding