Blog Top Society - Karla Cruz

Mais profissionais da saúde estão recebendo a vacina contra a Covid-19 em Lages

20/01/2021    Karla Cruz

img/topsocie_blog/4848_post_11468.jpg
Vacinadoras estão percorrendo as estruturas de saúde do município para aplicar as doses nas pessoas que fazem parte dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde nesta primeira etapa

A Secretaria da Saúde de Lages deu sequência logo nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (20 de janeiro) à vacinação contra a Covid-19. As caixas contendo as 1.910 doses da CoronaVac, que chegaram ontem (terça-feira, dia 19) na cidade, foram armazenadas na sede da Vigilância Epidemiológica Municipal.
img/topsocie_blog/4848_post_997.jpg
Por volta das 9 horas desta quarta-feira as equipes de vacinadoras se deslocaram até os hospitais Nossa Senhora dos Prazeres, Seara do Bem Materno e Infantil e Tereza Ramos, além da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas Maria Gorete dos Santos, Centro de Triagem da Covid-19 e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para imunizar os profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente no combate à Covid-19. “Em cada um desses espaços de saúde que estamos indo aplicar as vacinas é feito um rígido controle para garantir que de fato essas primeiras doses sejam aplicadas em pessoas que se enquadram nos grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde”, acrescenta a diretora de Vigilância em Saúde, Regina de Souza Oliveira Martins.

Na quinta-feira (21), as vacinadoras irão se deslocar até as casas asilares, conforme cronograma estabelecido pelo Município, para imunizar os idosos que residem nestes locais. “As pessoas da terceira idade requerem uma série de cuidados e, por conta disso, as vacinadoras estarão devidamente paramentadas com os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários para garantir a proteção aos idosos que serão vacinados”, enfatiza a gerente de Vigilância Epidemiológica, Sumaya Pucci.
img/topsocie_blog/4848_post_3029.jpg
Nesta primeira etapa, Lages recebeu 1.910 doses da CoronaVac, que estão sendo distribuídas da seguinte forma: 1.744 doses para os profissionais da saúde que atuam diretamente na linha de frente no combate à Covid-19 e 166 doses destinadas para os idosos que residem em casas asilares.
O Governo do Estado repassou aos municípios catarinenses apenas as quantidades equivalentes a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O restante permanece armazenado na Central de Frios em Florianópolis e deverá ser encaminhado às prefeituras futuramente. “Cada uma das pessoas que está sendo imunizada nessa primeira etapa automaticamente está apta para receber a segunda dose da vacina dentro de duas semanas, que é quando esperamos receber as doses do Estado”, detalha o secretário da Saúde de Lages, Claiton Camargo de Souza.
Texto e fotos: Flávio Fernandes
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página