Blog Top Society - Karla Cruz

Confira dicas para comemorar o Dia Nacional do Queijo em casa

19/01/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/4835_post_5391.jpg
O queijo é um dos alimentos mais versáteis que existem, pode fazer parte de pratos doces e salgados e ainda dar aquele toque especial no sabor de entradas, petiscos, pratos principais e sobremesas. Aproveitando que dia 20 de janeiro é o Dia Nacional do Queijo, você sabe como harmonizar os diferentes tipos da iguaria?
 
No Brasil, os queijos mais consumidos são muçarela e o prato. Eles têm características parecidas de sabor, ambos são mais suaves e com texturas macias, por isso são muito utilizados em lanches do dia a dia do brasileiro. Porém, queijos como o parmesão, considerado o rei dos queijos, possuem um sabor mais acentuado, textura mais dura e cor mais amarelada. É mais comum vê-lo fazendo parte de receitas de molhos e massas.
 
Outros queijos que não são muito frequentes no cotidiano da população brasileira, mas que já aparecem em ocasiões especiais, são o brie, gouda e gorgonzola. Essa preferência dos brasileiros também fica clara nas prateleiras dos supermercados: "claro que os mais procurados continuam sendo os mais tradicionais e com preços mais acessíveis, como o prato e o muçarela, mas nos últimos anos notamos um aumento na busca por queijos antes tidos como especiais, como o parmesão e o gorgonzola, que cada vez mais fazem parte dos hábitos de compra dos consumidores", explica Leandro Hommerding, gerente de marketing regional do Fort Atacadista.

img/topsocie_blog/4835_post_13510.jpg
Para quem deseja experimentar mais queijos, uma ideia para começar a descobrir os diferentes sabores entre eles é fazer uma tábua de frios e acrescentar alguns acompanhamentos como o mel, geleias, pães, frutas e azeites. Para este momento você também pode escolher bebidas como vinhos e espumantes para harmonizar.
 
Como montar uma tábua de frios:
? Primeiramente, escolha de 3 a 5 tipos de queijo de acordo com a sua preferência. Você pode ter em mente fazer a distribuição dos queijos dos mais frescos para os queijos azuis, lembrando que estes são de sabor mais intenso.
? Uma boa opção de queijo fresco pode ser a ricota. Entre os macios temos muçarela, camembert e brie. Os queijos com textura mais densa/dura estão o gouda, provolone e gruyere. Nos firmes estão o parmesão e grana padano. E, finalmente os azuis, em que temos o gorgonzola e o roquefort.
? Geralmente, cada pessoa consome cerca de 100 a 120 gramas de queijo. Tire os queijos da geladeira 1h antes da consumação para que eles fiquem com a temperatura ambiente.
? Corte as peças de queijo ao meio, use uma metade para cortar em cubos e a outra você pode colocar inteira na tábua. Coloque os acompanhamentos ao redor dos queijos. Use a criatividade para a decoração.
? Ao servir a sua tábua se permita experimentar cada um deles, para sentir as diferenças entre os sabores e as texturas e, então, escolher os seus favoritos.
 
Se você está se perguntando onde encontrar os diferentes tipos de queijos, na rede Fort Atacadista você encontra ofertas exclusivas e uma grande variedade de produtos. Em Santa Catarina são 31 unidades para você aproveitar e garantir mais economia. E em alguns bairros de Florianópolis já está em funcionamento também o Delivery Fort, para você fazer as suas compras com mais comodidade, pela internet, e receber os produtos em casa.
 
Delivery Fort: deliveryfort.com.br
 
Endereços lojas Fort Atacadista: 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página