Se 2020 fosse traduzido em uma só palavra, poderia ser: desafiador. Para as
empresas, o ano foi de reinvenção, adaptação e muitos desafios a serem
superados. Como em todos os setores, a hotelaria não ficou de fora e foi
atingida fortemente por não ser um serviço essencial. Os profissionais e as organizações precisaram se adaptar à nova
realidade do mercado e algumas funções ligadas ao turismo e lazer viram as mudanças de perto.
De acordo com a especialista
em Evolução & Estratégia, Janaina Manfredini, algumas empresas têm mais facilidades que outras em momentos
de crise. A cultura organizacional está diretamente ligada a isso. Culturas
mais flexíveis, colaborativas, de maior confiança no outro e
autorresponsabilidade permitem mais testar, errar, acertar e tiveram mais rapidez
para encontrarem as melhores práticas para o momento e para o setor.
"As organizações que se
destacaram na pandemia não fizeram isso somente com tecnologia, da noite para o
dia. Foram as de cultura mais voltadas para olhar as pessoas integralmente, colaboração,
autogestão, confiança, segurança psicológica até mesmo para pedir ajuda, que
puderam aproveitar melhor a tecnologia disponível e colher frutos mais
saudáveis com as mudanças exigidas”, revela.
O Fazzenda Park Hotel é um exemplo de
empresa que viu a nova realidade como oportunidade. O coordenador de
Recursos Humanos, Felipe Pawlowsky, afirma que os profissionais sentiram as
mudanças no dia a dia do resort, uns mais do que outros, mas de alguma forma
todos precisaram se reinventar.
“A cultura organizacional
foi fundamental para encararmos os desafios em 2020, mas mesmo com programas e
formações constantes para nossas equipes, nada se compara ao que a pandemia
trouxe. Independentemente da área, todos foram impactados, alguns precisaram se
atualizar com as tecnologias digitais, outros tiveram de encarar protocolos
ainda mais exigentes de limpeza e desinfecção”.
Um dos exemplos vem da área
de recreação e lazer. Os recreadores, tão acostumados com o contato próximo aos
hóspedes, tiveram que renovar as atividades de uma forma mais segura. Além da
distância de segurança nas ações presenciais, a equipe também propôs
brincadeiras através da internet nas redes sociais do Fazzenda, assim puderam
incluir e interagir com os hóspedes que precisaram adiar os planos de viagem e
queriam ficar por dentro das atividades do hotel.
Outro setor altamente impactado foi o da limpeza e conservação. Os protocolos
exigidos pelos órgãos oficiais foram seguidos a rigor desde o início da
pandemia, mesmo assim, outras ações foram inseridas nas rotinas do hotel. A
checagem e revisão precisou ser intensificada e as cobranças aumentaram com a
equipe. Foi preciso orientar e conversar com os colaboladores para que todos
entrassem em sintonia com as novas demandas.
“O espírito de equipe foi estimulado e a comunicação interna foi
intensificada, para que assim as equipes se complementassem e atingissem os
resultados de qualidade que os hóspedes merecem”, explica Felipe.
Ainda sem certezas de quando a pandemia deve chegar ao fim, o setor
hoteleiro busca respostas refletidas em ações e resultados para a melhoria dos
serviços. Assim deve ser pelos próximos meses, mas as lições ficarão para
sempre.
Mais sobre o Fazzenda park Hotel
O Fazzenda Park Hotel, resort de luxo, localizado em Gaspar (SC), é reconhecido
como melhor hotel fazenda do Brasil. São mais de 20 anos de
história e 2 milhões de metros quadrados de muito contato com
o verde e a natureza. Além disso, conta com uma estrutura completa,
oferecendo acomodações confortáveis e sofisticadas, piscinas, quadras de
jogos, academia, espaço para crianças e spa. Tudo isso sem perder a essência e a
personalidade de hotel fazenda, que o fez referência no país. Os hóspedes podem participar de atividades com
contato direto com a natureza e animais da fazenda, a exemplo dos 40 cavalos
para cavalgada, trilhas ecológicas e
atividades de aventura, como arvorismo e tirolesa. Nos
pacotes também estão incluídas cinco refeições diárias,
com cardápios que
agradam todos os paladares e sabores fresquinhos, colhidos diretamente da horta
do Fazzenda. O hotel fica em um local privilegiado do
Vale Europeu, a 129 quilômetros de Florianópolis e fácil acesso às praias,
rodovias e aeroporto.
Rua João
Mathias Zimmermann, 2299, Gasparinho
Gaspar (SC)