Blog Top Society - Karla Cruz

Ibema apresenta novo posicionamento para o mercado global de embalagens

18/11/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/4492_post_5214.jpg
Um rebranding profundo e inovador, fruto de mais de um ano de esforços em pesquisa e desenvolvimento. Alinhada ao seu novo papel no mercado global de embalagens, a Ibema, uma das protagonistas do setor no Brasil e no mundo, apresenta seu novo posicionamento de marca. As mudanças transcendem o design e englobam todos os processos e práticas da empresa, da logomarca ao lançamento de produtos e relacionamento com os clientes e parceiros. A virada de chave contempla, além de uma nova identidade visual e verbal, um novo propósito. O objetivo da produtora é se posicionar de maneira competitiva e em conexão com a atualidade, no mesmo patamar dos mais exigentes mercados.
 
Para que a mudança fosse assertiva, a Ibema contou com o auxílio da IN, consultoria de marca responsável pela realização de um diagnóstico profundo sobre como a produtora estava, até então, posicionada. Foram realizadas mais de 40 entrevistas com clientes, parceiros, acionistas, executivos, colaboradores e especialistas de diversos mercados, além de oito dinâmicas com o público interno e diversas visitas às fábricas. O universo de comunicação da Ibema e dos seus principais concorrentes também foi analisado – esta fase investigativa deu ferramentas para a formulação do projeto apresentado e colocado agora em prática.
 
“Estamos muito felizes por termos sido escolhidos para participar de um projeto que olha para o futuro da Ibema e que foi feito a muitas mãos”, diz o sócio-fundador e CEO da iN, Fábio Milnitzky. “Buscamos entender profundamente a empresa para conhecer sua cultura e seus desafios de negócios, até chegar no momento de revelar o propósito, o posicionamento e estabelecer a nova identidade de marca”.
 
Essa transformação completa, fundamentada em pilares como parceria, inovação, excelência, dinamismo e experiência, acontece em um momento em que a Ibema fortalece os processos de internacionalização, com foco no crescimento e relevância em diferentes continentes. A nova fase se conecta ao bom desempenho de suas operações: do período anterior de retenção de custos, a empresa passa agora para uma fase marcada por investimentos e desenvolvimento de novas soluções, mais sustentáveis e tecnológicas; de empresa familiar passa a ser gerida por um time altamente profissionalizado, que tem como missão pensar fora da caixa e atuar com foco no resultado do cliente.
 
Mudanças no marketing
 
A estrutura do departamento de marketing também foi remodelada. O executivo Diego Gracia, que atuava à frente do Mercado Externo, assumiu este desafio com a tarefa principal de coordenar a remodelação. Uma nova agência de publicidade e também de comunicação interna foram contratadas. “Reforçamos a nossa visão de futuro, construída a partir da ideia de que entregamos mais do que embalagens. Nosso papel é oferecer soluções e criar possibilidades, por meio de produtos, serviços e inovações que superem as expectativas dos clientes e salientem a qualidade e a excelência – nossos mais importantes atributos”, finaliza.
 
Muito mais funcional, o novo site da produtora já está no ar. As demais peças de comunicação podem ser conferidas em suas redes sociais e, em breve, em anúncios e comunicações com o mercado. Saiba mais em www.ibema.com.br.
 
SOBRE A IBEMA: Gerar valor de maneira sustentável por meio da fabricação e distribuição de produtos que conquistem a preferência dos clientes, contribuindo com iniciativas que favoreçam toda a cadeia, com a dedicação e preocupação de garantir o melhor resultado para a empresa e seus clientes. Esta é a missão da Ibema, fabricante de papelcartão, que permeia a sua atuação com base no conceito de foco do cliente. A empresa, fundada em 1955, é hoje um dos players mais competitivos da América Latina. Sua estrutura é composta por sede administrativa localizada em Curitiba, centro de distribuição direta em Araucária com área útil de 12 mil m2 e fábricas instaladas nos municípios de Turvo, no Paraná, e em Embu das Artes, em São Paulo, que juntas possuem capacidade de produção anual de 140 mil toneladas. Em seu portfólio, estão os melhores produtos, reconhecidos pela qualidade e performance na indústria gráfica. A empresa, que atualmente conta com aproximadamente 880 colaboradores, possui unidades certificadas pela ISO 9001, pela ISO 14001 e pelo FSC (Forest Stewardship Council). Para mais informações sobre produtos e serviços, acesse o nosso site, disponível também nos idiomas espanhol e inglês: www.ibema.com.br.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página