Um
rebranding profundo e inovador, fruto de mais de um ano de esforços em pesquisa
e desenvolvimento. Alinhada ao seu novo papel no mercado global de embalagens,
a Ibema, uma das protagonistas do setor no Brasil e no mundo, apresenta seu
novo posicionamento de marca. As mudanças transcendem o design e englobam todos
os processos e práticas da empresa, da logomarca ao lançamento de produtos e
relacionamento com os clientes e parceiros. A virada de chave contempla, além
de uma nova identidade visual e verbal, um novo propósito. O objetivo da
produtora é se posicionar de maneira competitiva e em conexão com a atualidade,
no mesmo patamar dos mais exigentes mercados.
Para
que a mudança fosse assertiva, a Ibema contou com o auxílio da IN, consultoria
de marca responsável pela realização de um diagnóstico profundo sobre como a
produtora estava, até então, posicionada. Foram realizadas mais de 40
entrevistas com clientes, parceiros, acionistas, executivos, colaboradores e
especialistas de diversos mercados, além de oito dinâmicas com o público
interno e diversas visitas às fábricas. O universo de comunicação da Ibema e
dos seus principais concorrentes também foi analisado – esta fase investigativa
deu ferramentas para a formulação do projeto apresentado e colocado agora em
prática.
“Estamos
muito felizes por termos sido escolhidos para participar de um projeto que olha
para o futuro da Ibema e que foi feito a muitas mãos”, diz o sócio-fundador e
CEO da iN, Fábio Milnitzky. “Buscamos entender profundamente a empresa para
conhecer sua cultura e seus desafios de negócios, até chegar no momento de
revelar o propósito, o posicionamento e estabelecer a nova identidade de
marca”.
Essa
transformação completa, fundamentada em pilares como parceria, inovação,
excelência, dinamismo e experiência, acontece em um momento em que a Ibema
fortalece os processos de internacionalização, com foco no crescimento e
relevância em diferentes continentes. A nova fase se conecta ao bom desempenho
de suas operações: do período anterior de retenção de custos, a empresa passa
agora para uma fase marcada por investimentos e desenvolvimento de novas
soluções, mais sustentáveis e tecnológicas; de empresa familiar passa a ser
gerida por um time altamente profissionalizado, que tem como missão pensar fora
da caixa e atuar com foco no resultado do cliente.
Mudanças
no marketing
A
estrutura do departamento de marketing também foi remodelada. O executivo Diego
Gracia, que atuava à frente do Mercado Externo, assumiu este desafio com a
tarefa principal de coordenar a remodelação. Uma nova agência de publicidade e
também de comunicação interna foram contratadas. “Reforçamos a nossa visão de
futuro, construída a partir da ideia de que entregamos mais do que embalagens.
Nosso papel é oferecer soluções e criar possibilidades, por meio de produtos,
serviços e inovações que superem as expectativas dos clientes e salientem a
qualidade e a excelência – nossos mais importantes atributos”, finaliza.
Muito
mais funcional, o novo site da produtora já está no ar. As demais peças de
comunicação podem ser conferidas em suas redes sociais e, em breve, em anúncios
e comunicações com o mercado. Saiba mais em www.ibema.com.br.
SOBRE
A IBEMA: Gerar valor de maneira sustentável por meio da fabricação
e distribuição de produtos que conquistem a preferência dos clientes,
contribuindo com iniciativas que favoreçam toda a cadeia, com a dedicação e
preocupação de garantir o melhor resultado para a empresa e seus clientes. Esta
é a missão da Ibema, fabricante de papelcartão, que permeia a sua atuação com
base no conceito de foco do cliente. A empresa, fundada em 1955, é hoje um dos
players mais competitivos da América Latina. Sua estrutura é composta por sede
administrativa localizada em Curitiba, centro de distribuição direta em
Araucária com área útil de 12 mil m2 e fábricas instaladas nos municípios de
Turvo, no Paraná, e em Embu das Artes, em São Paulo, que juntas possuem
capacidade de produção anual de 140 mil toneladas. Em seu portfólio, estão os
melhores produtos, reconhecidos pela qualidade e performance na indústria
gráfica. A empresa, que atualmente conta com aproximadamente 880 colaboradores,
possui unidades certificadas pela ISO 9001, pela ISO 14001 e pelo FSC (Forest
Stewardship Council). Para mais informações sobre produtos e serviços, acesse o
nosso site, disponível também nos idiomas espanhol e inglês: www.ibema.com.br.