A arte e cultura estão online, chegando cada vez mais perto do público e quebrando as barreiras geográficas. Foi pensando nisso, e aliando inovação, criatividade e tecnológica, que a Maratona Virtual terá a sua segunda edição nos dias 21 e 22 de novembro, com a participação de artistas catarinenses e convidados nacionais.
Serão 24h de programação on-line contemplando as mais diferentes manifestações culturais e para todas as faixas etárias, levando arte, diversão e entretenimento para milhares de casas. Uma das novidades da edição é a realização de Mostras temáticas que reunirão artistas convidados em segmentos como música, cinema e teatro. São elas: Mostra Infantil de Videoclipes; Mostra de Cenas teatrais; Mostra 30 na Música; e Mostra de Videoclipes Catarinense.
A Maratona Virtual é um novo formato para a tradicional Maratona Cultural de Florianópolis que não será realizada em 2020 em respeito à medidas de contenção à contaminação pela Covid-19. “A arte é essencial para o nosso dia a dia e nosso bem-estar e, no contexto atual, nosso objetivo em migrar para o online é capitalizar ainda mais a produção artística e cultural, divertindo nosso público e ainda apoiando e fomentando o trabalho dos artistas participantes”, destaca Paula Borges, presidente do Instituto Maratona Cultural.
E assim como na Maratona Cultural, a programação infantil promete divertir os pequenos em casa e abrirá a programação de cada um dos dias de evento, a partir das 10h. Estão programadas sessões de cinema, contação de histórias e shows musicais.
Para quem é fã de teatro, o grupo Clowns de Shakespeare (foto) apresenta, diretamente do Rio Grande do Norte, o espetáculo “Abrazo”, no sábado (21), às 17h. O Abrazo é o único espetáculo infantil da Trilogia Latino(-)Americana dos Clowns e é livremente inspirado no "O Livro dos Abraços", de Eduardo Galeano. Na história,os atores convidam o público a, através do olhar de um menino, viver em um mundo onde é proibido o abraço e qualquer forma de afeto entre uns com os outros.
Atração presente em todas as 8 edições da Maratona Cultural de Florianópolis, a banda catarinense Dazaranha é presença garantida na Maratona Virtual e se apresenta no sábado (21), às 18h. Ainda falando de música catarinense, a “Batalhas de Banda Brocave/Rifferama” reunirá as bandas Curupira, Marina Radio Clube, Sociat e Budang. Indicada ao Grammy Latino na categoria Melhor álbum de música de raízes em língua portuguesa, a cantora paulistana Mariana Aydar apresenta seu show “Veia Nordestina”, no domingo (22), às 19h.
Completam a 2ª edição da Maratona Virtual espetáculos de dança, bate-papo com sobre a “Música como profissão”, uma edição especial do projeto “Museus Virtuais”, e muitas outras atrações. A Maratona Virtual é uma realização do Instituto Maratona Cultural. Conta com o Apoio Cultural do Angeloni e Apoio de JEEP DVA e DaMagrinha. Patrocínio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Florianópolis, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.