Blog Top Society - Karla Cruz

Qualirede é destaque por valorizar as mulheres no ambiente de trabalho

25/10/2020    Karla Cruz

img/topsocie_blog/4293_post_1852.jpg
Além de ser considerada a 5ª melhor empresa para a mulher trabalhar no Brasil, a Qualirede demonstra tratamento humanizado com funcionárias gestantes 
 
Funcionária na Qualirede há quatro anos, a experiência de Juliana Machado Alves Carvalho, 32 anos, é um dos exemplos de como a empresa, líder em gestão de saúde, preza e valoriza as mulheres no ambiente de trabalho, incluindo as funcionárias gestantes. 
 
Muitas profissionais ainda enfrentam desafios apenas pelo fato de serem mulheres. Por isso, essa valorização é fundamental para gerar diversidade dentro das empresas, combater a desigualdade de gênero e os preconceitos em relação à qualificação delas. A Qualirede é destaque na valorização das funcionárias no ambiente profissional e já foi eleita como a 5ª melhor empresa para a mulher trabalhar no Brasil.  
img/topsocie_blog/4293_post_10532.jpg
 
Fundada e liderada por Irene Minikovski Hahn, a Qualirede se diferencia pela forte presença feminina no quadro de colaboradores e na alta liderança. Hoje, 80% do quadro geral é composto por mulheres, que também ocupam 80% dos cargos de liderança, incluindo as de presidente e de CEO. 
 
Antes da Qualirede, Juliana trabalhou em outras duas empresas, uma de pequeno porte e outra de grande porte, em ambas sentiu receio de seguir planos da vida pessoal, como o desejo de ser mãe. “Eu tinha receio, pois não havia o cuidado com a mulher, na primeira empresa precisei adiar até alguns planos para o meu casamento”, conta.  
img/topsocie_blog/4293_post_5760.jpg
 
Ao colocar o antigo projeto de ser mãe em prática, a assistente administrativa conversou com seu coordenador na Qualirede. Para ela, é muito importante essa troca de informações. "Nossa vida pessoal e algumas de nossas decisões impactam a nossa vida corporativa. Queria saber como era o momento também para a empresa”, afirma. Hoje, Juliana é mãe de Isabela, 1 ano e 6 meses. 
 
Apoio no período de gravidez 
 
Juliana relata que sua gestação foi muito tranquila e o que contribuiu foi o fato de não ter preocupação com o trabalho, além do acompanhamento que teve na Clínica de Atenção Primária à Saúde (APS), com a Dra. Fernanda Zanatta. “Eu sou muito grata pelas profissionais que me acolheram e planejaram comigo todo esse momento, pré e pós gestação, assim como a minha coordenadora Luciana Rodrigues e equipe”, afirma.  
 
Incentivo para crescimento profissional 
 
A experiência com a empresa durante o processo de gravidez não foi diferente do que Juliana esperava, pois já percebia o cuidado da Qualirede com as gestantes. “Percebi também que a maioria das gestantes, quando retornaram ao serviço após a licença, receberam incentivo para crescimento profissional, o que acabou sendo o meu caso também”, aponta. 
 
Juliana recebeu apoio da empresa no retorno às atividades após a licença maternidade, período em que conquistou o novo cargo no setor administrativo. "Conversei com a minha coordenadora sobre a possibilidade de me candidatar ao cargo, e fiquei muito feliz com o apoio que recebi. Essa situação não é bem vista na maioria das empresas que conheço, as pessoas ainda acreditam que a licença maternidade é como férias para as mães, o que não é correto”, aponta. 
 
Na entrevista, Juliana confirmou que ser mãe não era um problema para a Qualirede, e que a única preocupação era seu desempenho profissional. 
 
Programa Baby 
 
Quando as funcionárias da Qualirede engravidam, o momento é celebrado e acompanhado pela empresa via Programa Baby, que oferece o acolhimento e apoio psicológico necessários durante a gestação para as colaboradoras e contempla também as esposas grávidas dos colaboradores. Quando o bebê nasce, é enviado um kit com mimos e um cartão homenageando e reconhecendo a importância desse momento, reforçando o apoio da empresa. 
 
Ao voltar a trabalhar, a colaboradora recebe todo o suporte necessário e um auxílio-creche. As mulheres têm liberdade para levar os filhos ao médico ou para amamentá-los. O acolhimento é tão significativo que 91% das mulheres continuam atuando na Qualirede, após o fim da licença-maternidade. 
 
Juliana participou de conversas sobre amamentação, parto e cuidados iniciais com o bebê. Quando Isabela nasceu, ela também recebeu da empresa um presente com bolsa, protetor de pescoço e toalhas. “Esse presente é maravilhoso, você se sente acolhida mesmo não estando na empresa”, conclui. 
 
Desafio do home office 
 
No contexto atual, e com o home office vem sendo utilizado por grande parte das empresas, Juliana voltou das férias já se adequando ao ritmo do trabalho em casa. Assim como outras mulheres, ela precisou aprender a conciliar o papel de mãe, profissional, esposa e dona de casa no mesmo ambiente.  
 
“Foi um início delicado porque no período da manhã fico sozinha com a minha filha, e temos reuniões periódicas nesse período. Ela acaba participando das reuniões, e sinto uma compreensão por parte de todos os gestores nesse processo de exercer as duas atividades ao mesmo tempo. No fim, acaba que ter a minha filha ali presente não interfere no relacionamento e no andamento das atividades, e esse é um diferencial bem grande da Qualirede”, conclui Juliana.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página