Blog Top Society - Karla Cruz

EJA profissionalizante é ofertado gratuitamente para trabalhadores da indústria

16/09/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/4008_post_342.jpg
A educação é, e sempre será a chave para futuro do país. Por isso, pensar na inclusão de todas as pessoas neste ambiente de aprendizado é essencial.

Pensando nisto, o SENAI oferta o Ensino Médio na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante), de forma gratuita para os trabalhadores registrados em qualquer empresa vinculada à área industrial.

A metodologia aplicada neste tipo de ensino é no formato EAD, sendo necessário frequentar apenas 20% da carga horária de forma presencial. Os 80% restantes são destinados para realização de atividades online.

Daniel Thiesen Horongoso, gerente executivo SESI/SENAI para o Vale do Itajaí, explica que nos últimos meses, devido a pandemia causada pelo novo Coronavírus, os encontros presenciais estão suspensos, devido ao decreto estadual que impede as aulas presenciais, desta forma, os alunos estão participando totalmente à distância.
 
Oportunidade

Com a pandemia e a crise econômica que assola o país, muitos trabalhadores foram demitidos,e  com isso, perderam alguns benefícios que eram oferecidos pelas empresas.

Para minimizar a perda de tantos estudantes desta categoria, o SESI incluiu para o segundo sementre, cerca de 17 vagas gratuitas, por turma, para as pessoas que saíram das indústrias nos últimos 6 meses. Essa ação é válida até dezembro.
 
Reconhecimento

O aluno que efetua a matrícula no EJA profissionalizante, também participa do processo de RDS (Reconhecimento dos Saberes). Neste processo será avaliado os conhecimentos que os alunos já possuem, e se obtiverem um aproveitamento de, no mínimo, 70% nas competências, poderão eliminar áreas de conhecimento (Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza), não sendo necessário participar das aulas das respectivas áreas.
 
Além disso, a proposta do EJA profissionalizante contempla a qualificação profissional do aluno. Sendo assim, o estudante participará de um curso de qualificação ofertada pelo SENAI, de forma gratuita.
 
Os principais cursos ofertados nos últimos anos são:
  • Assistente de controle de qualidade,
  • Controlador e Programador de Produção;
  • Assistente Administrativos
  • Operador de Informática 

O tempo de conclusão dos estudos é de 13 meses letivos. Sendo o primeiro mês destinado para a realização do RDS e os demais meses para cursar o Ensino Médio. O curso é realizado durante o Ensino Médio, com duração média de 2 a 3 meses.
 
 
Inscrição

Para realizar a inscrição, basta encaminhar os seguintes documentos digitalizados ou entregá-los em um de nossos polos:
  • 2 fotos 3x4
  • Identidade ou certidão de Nascimento/Casamento
  • CPF
  • Comprovante de Endereço
  • Histórico ou Certificado do Ensino Fundamental
  • Carteira de trabalho com vínculo empregatício ativo com uma indústria 

As matrículas podem ser realizadas presencialmente no seguintes locais:


SENAI Blumenau: Rua São Paulo, 1.147 - Victor Konder
SESI Clínica: Rua Ângelo Dias, 72 – Centro
Complexo Esportivo do SESI: Rua Itajaí, 3434 – Vorstadt 

Contatos para matrícula:
Cleiton Araujo – cleiton.araujo@sesisc.org.br  
Victoria Barro - victoria.barro@sesisc.org.br
Elen de Souza - elen.souza@sesisc.org.br  
 
Telefone/WhatsApp:
SESI Blumenau – 3322-7878
SESI Timbó – 3333-5788

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página