Blog Top Society - Karla Cruz

Filme escandinavo premiado é assunto do debate virtual promovido pelo Cineclube da Fundação Cultural BADESC

16/09/2020    Maristela Brites

img/topsocie_blog/4003_post_9764.jpg

Na sessão Psicanálise vai ao Cinema, que acontece no dia 18 de setembro, o filme em debate será Border
 
A sessão online Psicanálise vai ao Cinema, uma parceria do Cineclube da Fundação Cultural BADESC com a Escola Brasileira de Psicanálise - Seção Sul, vai debater na sexta-feira, dia 18 de setembro, sobre o filme sueco/dinamarquês Border, do diretor Ali Abbasi. O debate virtual será transmitido a partir das 19h no canal do Youtube da Fundação (http://abre.ai/canalfundacaoculturalbadesc).
O longa é uma adaptação do conto homônimo do escritor sueco John Ajvide Lindqvist e é, segundo a cineasta e curadora do Cineclube da Fundação, Vanessa Sandre, uma espécie de conto de fadas grotesco e monstruoso, ao mesmo tempo que também é terno e sensível.
Border, que venceu o prêmio de melhor filme da mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes, utiliza uma simbologia inspirada na mitologia nórdica para tratar de assuntos urgentes e contemporâneos, como o sentimento de outsider, as relações de gênero na sociedade, amor, solidão e crueldade.  
Antes do debate é possível assistir gratuitamente o filme que integra a programação do 46º Festival Sesc de melhores filmes. Para isso é preciso acessar o link https://sesc.digital/conteudo/cinema-e-video/42876/cinema-emcasacomsesc/50151/border. Border fica disponível online até o dia 20 de setembro.
                E nesta edição participam Gresiela Nunes da Rosa, psicanalista e professora de Psicologia e Marcio Markendorf, professor de Cinema (UFSC), escritor e Doutor em Teoria Literária.
 
Border
Diretor: Ali Abbasi - Suécia/ Dinamarca, 2018 - 110 min - Crime/Drama/Fantasia
Com Eva Melander, Eero Milonoff e Jörgen Thorsson
Classificação: 16 anos
Sinopse: Uma funcionária da alfândega que tem a capacidade de sentir o cheiro do medo desenvolve uma atração incomum por um viajante estranho, enquanto auxilia uma investigação policial que põe em questão toda a sua existência.
 
Serviço: Sessão online Psicanálise vai ao Cinema debate o filme Border
Data:  18 de setembro – sexta-feira
Horário: 19h
Local:  Canal da Fundação Cultural BADESC no YouTube (http://abre.ai/canalfundacaoculturalbadesc)
 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página