Blog Top Society - Karla Cruz

Cuidado com os olhos: Álcool em gel pode causar queimadura

26/08/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/3884_post_3259.jpg
Na prevenção contra o Coronavírus, o álcool em gel virou um grande aliado para a higienização das mãos e incorporou-se à rotina de grande parte das pessoas. No entanto, é preciso ter cuidado especial com os produtos de limpeza, principalmente com as crianças: o uso incorreto pode causar problemas. Como foi o caso relatado por uma mãe e que viralizou na internet onde ela conta que seu filho teve sua córnea queimada após a válvula de pressão do frasco do álcool dar defeito e o produto ir diretamente ao olho da criança.

Segundo Dr. Jeferson Lautert, Oftalmologista do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, empresa do Grupo Opty, é necessário prestar atenção ao usar produtos de limpeza. “Os itens que levam soda cáustica são os mais perigosos caso entrem em contato com a superfície ocular. Hoje, o álcool está um pouco mais presente por conta da pandemia, então todo mundo anda com um frasco, e se respingar no olho pode acabar causando queimaduras”, destaca. 
img/topsocie_blog/3884_post_2804.jpg
Quem mais sofre acidentes oculares por queimaduras são as crianças. “Isso acontece mais pelo desconhecimento, acabam achando que é algo para brincar, e muitas vezes o item pode estar em um lugar exposto e se a criança pegar, colocando-a em risco”, aponta o especialista. 

A principal dica caso os olhos sofram queimadura química é lavar imediatamente. “Pode ser usado soro fisiológico ou água corrente. Lavar bem, até o produto ser diluído. A gravidade do acidente é dependente do tempo de exposição que vai ficar em contato com os olhos. Quanto maior o tempo, maior vai ser o risco de se machucar. Claro, o problema varia de acordo com o produto”, diz Dr. Jeferson.

 
Para fazer a limpeza é preciso abrir bem os olhos e deixar a água corrente ou o soro limpar a região. Dr. Jeferson também salienta que é importante procurar ajuda médica para avaliar cada situação. 
 
Cuidados especiais 
 
Quem usa lentes de contato precisa ter ainda mais cuidado. “Por colocar mais vezes o dedo no olho, as pessoas que usam as lentes têm um risco um pouco maior porque, obrigatoriamente, vão manipular mais os olhos. Então, se estiver com a mão contaminada ou com produto tóxico, o risco é maior”, diz o especialista. Vale ressaltar que o uso da lente não implica um dano mais severo em caso de acidente. 

Em quadros de alergia, como é o caso da rinite, Dr. Jeferson orienta o paciente a procurar um especialista da área, “Há possibilidade da pessoa utilizar um colírio que irá proteger em lugares que têm pó, ácaros, e pode pingar preventivamente. Ou ainda fazer uma compressa gelada, que alivia a coceira. O importante é evitar esfregar os olhos”, adverte o oftalmologista. 
 
Sobre o Opty

O Grupo Opty nasceu em abril de 2016, a partir da união de médicos oftalmologistas apoiados pelo Pátria Investimentos, que deu origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. O grupo aplica um novo modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a prática da oftalmologia humanizada e oferecendo tratamentos e serviços de última geração em diferentes regiões do País. No formato, o médico mantém sua participação nas decisões estratégicas, mantendo o foco no exercício da medicina. 

Atualmente, o Grupo Opty é o maior grupo de oftalmologia da América Latina, agregando 20 empresas oftalmológicas, 1700 colaboradores e mais de 560 médicos oftalmologistas. O Instituto de Olhos Freitas (BA), o DayHORC (BA), o Instituto de Olhos Villas (BA), a Oftalmoclin (BA), o Hospital Oftalmológico de Brasília (DF), o Hospital de Olhos INOB (DF), o Hospital de Olhos do Gama (DF), o Centro Oftalmológico Dr. Vis (DF), o Hospital de Olhos Santa Luzia (AL), o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (SC), o Centro Oftalmológico Jaraguá do Sul (SC), a Clínica Visão (SC), o HCLOE (SP), a Visclin Oftalmologia (SP), o Eye Center (RJ), Clínica de Olhos Downtown (RJ) e COSC (RJ), Lúmmen Oftalmologia (RJ), Hospital de Olhos do Meier (RJ) e Hospital Oftalmológico da Barra (RJ) fazem parte dos associados, resultando em 40 unidades de atendimento. Visite www.opty.com.br.
 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página