Blog Top Society - Karla Cruz

Catedral Diocesana de Lages

15/08/2020    Karla Cruz

img/topsocie_blog/3818_post_9322.jpg
Foto: Gui Tavares

Em 1768, Lages foi elevada a paróquia, sob o patrocínio de Nossa Senhora dos Prazeres e confiada aos padres diocesanos. A partir de 1891, a paróquia foi atendida pelos padres franciscanos, que também assistiam pastoralmente Campos Novos, São Joaquim e Curitibanos; mais tarde, assumiram as providências de organização da nova Diocese. Permaneceram na Catedral até o ano de 1971 quando a paróquia novamente passou ao clero diocesano.

A devoção a Nossa Senhora dos Prazeres em nossa região, é tão antiga quanto o início de nossa cidade. A pedido do então governador de São Paulo, D. Luiz Antônio de Souza Botelho Mourão o Capitão-Mor Regente do Sertão de Curitiba, Antônio Corrêa Pinto de Macedo, iniciou uma povoação e capela dedicada a Nossa Senhora dos Prazeres, em 1766. A ordem de D. Luiz dizia o seguinte:
“Porquanto tenho encarregado ao Capitão-Mor Regente Antônio Corrêa Pinto várias ordens, cujas substâncias de fundar uma povoação no sertão de Curitiba na passagem chamada das Lagens, à qual necessariamente se á de por nome para que entre as mais povoações desta capitania se distinga: ordeno ao dito Catitão-Mor Regente que logo que formar a referida povoação lhe ponha o nome de Vila Nova dos Prazeres, e da igreja Matriz da dita povoação será orago Nossa Senhora dos Prazeres, a quem tenho devoção especial por ser minha madrinha, e padroeira da minha casa, e morgado de Mateus de que sou administrador. Assim executará sem dúvida alguma”.
  
A invocação Nossa Senhora dos Prazeres busca sua origem em Portugal. Trazida pelos portugueses se encontra espalhada de norte a sul do País. O título Senhora dos Prazeres é o mesmo que Senhora da Alegria, Glória, Luz.
A imagem que se encontra no interior da Catedral Diocesana é de madeira e veio das terras portuguesas. Tanto a Paróquia da Catedral, quanto a cidade de Lages e Diocese possuem Nossa Senhora dos Prazeres como Padroeira.Esta Paróquia foi fundada em 1767, um ano após a fundação do povoado, hoje cidade de Lages.

 Fonte Diocese de Lages
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página