A Brandili Têxtil, empresa com foco na
produção de moda infantil e mais de 55 anos de
mercado, teve parte de seus negócios acometidos em meio à
pandemia do novo coronavírus. Mas, porque não analisar os
pontos e se reinventar? Através de estratégias e ações inovadoras, a indústria,
que atualmente tem cinco marcas, mais de 10 mil pontos de venda no Brasil,
cerca de 20 países de exportação e um e-commerce próprio, abriu novos mercados
para atender a demanda dos lojistas e também do público final. “Estudamos o
novo comportamento do mercado em meio à pandemia e buscamos novas alternativas.
Através de um trabalho adjacente de diversas áreas, conseguimos
um resultado arrojado e inovador, com um conjunto de benefícios a serem
ofertados”, comenta Jacques Douglas Filippi, diretor geral da
Brandili.
Novos
negócios no mercado B2B: Com o aumento de consumidores digitais e a importância do
distanciamento social durante a pandemia, para os lojistas a Brandili reforçou
estratégias de venda através da plataforma on-line da empresa. O atendimento está disponível 24 horas
por dia, durante toda a semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados. O
cliente ainda contará com o suporte interno dos representantes, oferecendo
ainda mais facilidade e comodidade. Para novos clientes é necessário fazer o
cadastro e passar pelos trâmites internos antes de ser liberado o acesso, e
para os que já possuíam cadastro, basta escolher os produtos em estoque e
finalizar a compra com o benefício do frete grátis. “Nesse momento de
isolamento, esse foi o formato que começamos a trabalhar fortemente. Além de garantir
a segurança de todos, tanto dos clientes quanto dos representantes, não
deixamos de atender os pedidos. No último quadrimestre, houve um crescimento de
140% nos atendimentos e vendas através da plataforma. Com essa estratégia
totalmente on-line, ainda teremos
uma redução de 10% na produção de catálogos, o que também reflete nas nossas
ações de cuidado com o meio ambiente, afinal, vamos diminuir consideravelmente
o uso de papel”, destaca.
Estratégias
e ações para e-commerce: Com pouco mais de um ano, a plataforma de vendas para o
consumidor final brandili.com.br surgiu com intuito de
abrir espaço para a competitividade de mercado em relação aos concorrentes e
para posicionamento de marca. São mais de 5,5 mil acessos mensais. O e-commerce, que já foi
desenvolvido com a diretriz de “pense primeiro em mobile”, agora ganha um novo
formato com táticas e ações para atender mais públicos. Além da Brandili e da
Mundi, o site passa a oferecer o portfólio das marcas Young Class e
Extreme, ambas voltadas para o público tween. Outra estratégia foi
em parceria com influenciadores, que ofereceram cupons de desconto para seus
seguidores utilizarem no e-commerce e nas lojas físicas da empresa. A ação
também contemplou os colaboradores. “Além de um importante canal de vendas, o
e-commerce com certeza é um grande gerador de dados de comportamento do
consumidor final, informações importantíssimas e relevantes para decisões
estratégicas assertivas que também podem ajudar nossos lojistas. Ter nossa própria loja virtual também nos
abriu a possibilidade de estarmos presentes em grandes marketplaces nacionais,
onde ganhamos visibilidade considerando o fluxo de usuários nessas
plataformas”, ressalta.
Novos
negócios e parcerias: Nos últimos anos, a Brandili vem se abrindo para novos
segmentos de mercado, ampliando a capilaridade, o que permite que a marca
chegue a um número maior de clientes. Com o início da pandemia, a ideia de uma
parceria com a Rede Top Supermercados, também localizada no Vale do Itajaí, em
Santa Catarina, foi colocada em prática. Quatro mercados da rede receberam um
espaço piloto customizado dentro das lojas com um mix
de produtos selecionados das marcas Brandili e Licenciados, para atender
uma boa demanda de clientes. A ideia é oferecer opções de peças para as
crianças ficarem em casa. O pagamento pode ser efetuado junto com o restante
das compras feitas no supermercado. “Com um investimento relativamente
baixo, alcançamos o cliente que não possui o hábito regular de
ir à lojas de roupas infantis, mas que por ocasião, aproveita a ida
ao supermercado para comprar um ou mais produtos, seja por necessidade ou para
presente. Ainda é um modelo de experimentação, mas já temos possíveis evoluções
no curto prazo. Tendo em vista os feedbacks e o potencial que
este novo canal tem, a expectativa é de 29 lojas atendidas até o
final de 2021”, explana o diretor.
Lançamento
Digital Alto Verão 2020/21: A
necessidade do distanciamento físico possibilitou inovar também no lançamento
da nova coleção das marcas Brandili. De forma digital, o Alto Verão
2020/21 será apresentado virtualmente, totalmente integrado com o mercado e sem
perder a essência. Em um evento de três dias, os gestores e líderes da
Brandili irão apresentar em primeira mão as novidades da coleção aos lojistas e
representantes comerciais. O showroom digital terá conteúdos exclusivos
e palestras com especialistas em cada área. A programação completa está
disponível em no site da Brandili.
Inovação e
credibilidade: Em janeiro de 2020, a Brandili Têxtil passou a fazer parte
do time Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) e entrou no movimento
#EuVistoBrasil. A campanha traz uma mensagem referente à superação do país em
meio à pandemia do novo coronavírus e destaca a importância do setor no país,
que emprega direta e indiretamente mais de 10 milhões de pessoas. Nesse
formato, as coleções Primavera 2020 e Alto Verão 2020 não terão produtos
importados, valorizando quem é daqui. “Nos últimos dois anos já vínhamos nessa
linha de maior internalização e desenvolvendo a cadeia local para confeccionar
e ser competitiva em produtos antes importados. Nós priorizamos a produção
nacional e a importação sempre foi de produtos com matérias-primas que são
difíceis de encontrar no Brasil, como casaco de microfibra, tactel, artigos de
tecido plano, entre outros. A importação de produtos acabados nunca passou de
10% do nosso volume total. Entramos no #EuVistoBrasil para ir além e reforçar a
nossa participação na produção nacional. Entre os benefícios, temos o de
estimular empregos no Brasil, a produção nacional, lead time menor,
possibilidade de correção de produtos de acordo com a venda, além da melhor
atratividade de preços em alguns Estados que não possuem tributação”,
afirma.
Ações
on-line com produção de conteúdo: Além de diversas lives com conteúdos direcionados para
representantes e lojistas, a Brandili também lançou o “Superkids e Diário de
Quarentena”, uma ação voltada ao público infantil e suas famílias, para que
eles possam passar o tempo de forma divertida em casa. Mais de 2 milhões de
pessoas foram alcançadas de forma orgânica. O conteúdo também foi traduzido
para espanhol. Ao todo, foram disponibilizados mais de 20 jogos de colorir
criados pela marca com base nas estampas das coleções, além de quebra-cabeça e
jogo de memória, que contabilizaram cerca de mil cliques orgânicos. “Entre as
estratégias de divulgação on-line do projeto, tivemos e-mail marketing,
stories, uma live de contação de história e 17 influenciadores que conversam
com o nosso público e que, juntos, possuem mais de 2 milhões de seguidores”
finaliza.