Blog Top Society - Karla Cruz

Laboratório para testes em massa do Covid 19 em Santa Catarina é projetado e executado em 40 dias

13/06/2020    Maristela Brites


img/topsocie_blog/3411_post_3850.jpg


Idein Arquitetura e Clara Engenharia se unem de forma ágil para a entrega em curto espaço de tempo do projeto implantado na cidade de Florianópolis, dentro do Parque Tecnológico Sapiens Park


Da idealização, aprovação junto à Vigilância Sanitária, produção do projeto executivo, orçamento e contratações à execução, montagem e entrega do laboratório foram 40 dias. O BiomeHub, empreendimento que ocupa aproximadamente 200 metros quadrados dentro do Sapiens Park, em Florianópolis, é uma spin-off da Neoprospecta, uma empresa que trabalha com biotecnologia na área da saúde humana, realizando testes moleculares tipo RT-PCR, que identificam material genético do vírus Covid-19.


O novo espaço, desenvolvido em parceria pelos escritórios idein Arquitetura e clara Engenharia, ambas com sede na Capital, possibilitará a realização de testes do coronavírus em massa com baixo custo na aplicação, apoiando o sistema de saúde público e privado no combate à pandemia.


Este foi, sem dúvida, um projeto atípico, já que surgiu em meio à crise sanitária provocada pelo Novo Coronavírus, durante o período de isolamento e distanciamento sociais. A demanda do cliente era a entrega do empreendimento para a operação imediata, daí a necessidade do processo integrado de projetos, execução e montagem.


“O imenso desafio foi a questão do tempo, relacionado com a segurança no projeto e a execução no prazo necessário. O maior predicado deste processo foi a geração de respostas dentro do tempo possível para um momento de pandemia”, explica o arquiteto e urbanista Emerson da Silva, da idein Arquitetura, também presidente da ABDEH - Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar.


O laboratório, que segue padrões de arquitetura voltada para a área da saúde, reúne itens necessários para a configuração de espaços com Nível de Biossegurança 2 (NB2), com o uso de materiais, acabamentos e sistemas imprescindíveis para que as rotinas aconteçam em segurança e com controle para os técnicos do laboratório, bem como o ambiente de entorno. O layout dos espaços estabelece áreas de controle e de utilização com restrições, seguindo o que preconizam os protocolos de áreas limpas, indispensáveis em ambientes de pesquisa.


Segundo os profissionais envolvidos, a entrega da edificação neste curto espaço de tempo, só foi possível porque houve uma comunicação integrada e ágil no gerenciamento de questões complexas da obra durante o processo.


“O projeto integrado possibilitou adequações ao longo do trabalho para atender a todas as demandas, que envolveram prazos de entrega, disponibilidade de materiais, recursos e mão de obra”, pontua Emerson.


Em operação desde o dia 20 de maio, o novo laboratório tem estrutura e equipamentos com capacidade máxima de processamento de 1.800 amostras por dia para a detecção de SARS-CoV- 2 por PCR em Tempo Real.



Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página