Blog Top Society - Karla Cruz

BRK Ambiental orienta sobre descarte adequado

15/05/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/3211_post_8380.jpg
Com as regras de prevenção à Covid-19 e a obrigatoriedade pelo uso de máscaras de proteção facial ao sair de casa, se faz necessário redobrar a atenção quanto ao descarte desse tipo de material quando houver a necessidade de uso das máscaras descartáveis, que são uma opção além das tradicionais de pano.

No Brasil, segundo dados do mais recente Panorama de Resíduos Sólidos divulgado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), cerca de 6 milhões de toneladas de resíduos recebem destino inapropriado todos os anos. E parte dessa destinação inadequada acaba chegando ao sistema público de esgoto.
Em Blumenau, a BRK Ambiental, responsável pelos serviços de esgoto no município, recolhe mensalmente, em média, 12 toneladas de lixo do sistema de esgoto. Somente no ano passado, foram mais de 150 toneladas. Entre eles, restos de comida, fios de cabelo, fio dental, preservativos, cotonetes etc.

“O sistema, contudo, não está preparado para receber esses materiais, que podem obstruir as redes e bloquear a passagem do esgoto. Todo esse resíduo é removido durante os atendimentos às ocorrências de entupimentos, em manutenções de redes, sistema de bombeamento e nas grades das estações de tratamento de esgoto. Os resíduos sólidos encontrados e removidos do sistema de esgoto são direcionados pela empresa para seu destino adequado”, explica Guilherme Pimentel, gerente de operação da BRK Ambiental, em Blumenau.

Segundo ele, muitas pessoas ainda não se sensibilizaram quanto ao descarte apropriado de resíduos sólidos, situação que pode ser agravada com o descarte de máscaras no sistema público de esgoto. Ele enfatiza que lugar de máscara é no resíduo comum, nunca no sistema de esgoto ou no resíduo reciclável. “Além disso, ela deve ser retirada com cuidado e acondicionada em sacos plásticos”, afirma.

img/topsocie_blog/3211_post_9128.jpg
De acordo com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), ao retirar a máscara do rosto deve-se colocá-la dentro dos sacos plásticos e acondicioná-lo dentro do lixo do banheiro, que é considerado resíduo comum que vai para o seu destino sem nenhum contato. Também é fundamental lavar bem as mãos em seguida.

Outras dicas de como fazer a destinação adequada de resíduos e manter sempre em bom funcionamento o sistema de esgoto pode ser encontradas no Blog da BRK Ambiental – https://blog.brkambiental.com.br/.
 
ETE Fortaleza – Rua Adolfo Radunz, 380
ETE Garcia – Rua Lions Clube, 139
SAC: 0800 771 0001 | sac-blumenau@brkambiental.com.br
 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página