Blog Top Society - Karla Cruz

Artesã ensina a fazer máscara caseira que ajuda na proteção do novo coronavírus

04/04/2020    Gustavo Siqueira

Com a dificuldade em encontrar máscaras cirúrgicas ou N95 no mercado, o Ministério da Saúde tem recomendado outras alternativas para que a população se proteja. A orientação é que essas máscaras que estão em falta sejam destinadas aos profissionais de saúde que atendem os doentes do novo coronavírus (Covid-19), uma vez que oferecem maior proteção, e que a comunidade em geral opte por máscaras caseiras de pano, que funcionam como barreira e podem ser úteis para quem precisar sair de casa, sendo mais um aliado no combate à propagação do coronavírus.

Pensando nisso, a artesã Karla Barbosa, parceira da Círculo S/A, traz um tutorial com uma ideia simples e barata para quem quer fazer em casa. As máscaras caseiras podem ser feitas com algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos; devem ser feitas com duas camadas de pano e seguindo as medidas corretas para cobrir totalmente boca e nariz e ser bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais; e devem ser de uso individual e bem higienizadas.

Confira o passo a passo no vídeo abaixo, que segue as recomendações repassadas pelo Ministério da Saúde. Todos os materiais para a confecção da máscara caseira podem ser adquiridos através de e-commerces especializados. Vale ressaltar que as pessoas devem ter cuidados especiais com as suas máscaras caseiras. 

Confira:
- O item deve ser lavado pelo próprio indivíduo para manter o autocuidado.
- Se a máscara ficar úmida, tem que ser trocada.
- Pode ser lavada com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos.
- Nunca compartilhe a sua máscara, é de uso individual.
- A máscara deve ser trocada a cada duas horas. Por isso, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano.
- Use a máscara quando for sair de casa e leve sempre uma reserva e uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar.
- Evite tocar na máscara tanto ao colocar quanto durante o uso. Manuseie sempre pelo elástico, para evitar a contaminação.
- Somente a máscara não é capaz de evitar a contaminação pelo coronavírus. Ela é uma medida adicional a todas as outras recomendações já sabidas: lave as mãos com água e sabão constantemente, passe álcool em gel, evite aglomerações e fique em casa, se possível.
 
O importante é cada um fazer a sua parte e seguir ao máximo os cuidados para que a situação da pandemia seja superada o quanto antes.
 

 
Facebook: /circuloprodutos
Aplicativo gratuito iOS e Android: Love Círculo
 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página