Blog Top Society - Karla Cruz

Colecionismo é tema de roda de conversa na Fundação Cultural Badesc

05/02/2020    Maristela Brites

img/topsocie_blog/2486_post_7093.jpg
Encontro gratuito está programado para o sábado, dia 8 de fevereiro, e conta com mediação de Ylmar Corrêa Neto, curador da exposição Coleção Catarina: Coletar e Cuidar
 
Após a conversa, Ylmar irá fazer uma visita guiada e contar algumas estórias por trás das obras expostas.
               A mostra, que ocupa todos os espaços da Fundação, pode ser visitada até dia 27 de fevereiro, de terça a sábado, das 12h às 19h. A Fundação Cultural Badesc fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis.

Sobre os mediadores
Ylmar Corrêa Neto: médico, escritor, pesquisador e colecionador de obras de artes visuais. Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 1988), mestre em Medicina Interna pela UFSC (1996) e doutor em Ciências (Neurologia) pela Universidade de São Paulo (USP, 2006). Cursa o doutoramento em Bioética da Universidade do Porto (Portugal). É professor Adjunto 1 da UFSC e Conselheiro Titular do Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina. É membro da Associação Catarinense de Medicina, da Academia Brasileira de Neurologia, da American Academy of Neurology (Minneapolis), e da The Movement Disorders Society (Basiléia). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologi, Deontologia Médica e Bioética.
 
Rosângela Cherem: Doutora em História pela USP (1998) e Doutora em Literatura pela UFSC (2006); Profa. Associada de História e Teoria da Arte no Curso Artes Visuais e Programa de Pós-graduação em Artes Visuais no CEART- UDESC; coordenadora do Grupo Imagem-acontecimento; orienta, possui pesquisas e publicações sobre História das Sensibilidades e Percepções Modernas e Contemporâneas; atualmente desenvolve pesquisa intitulada Acervos e Arquivos Artísticos em Santa Catarina, Implicações e Conexões.
 
Juliana Crispe: É Artista Visual, Arte-educadora e Curadora. Doutora em Educação, na linha de Educação e Comunicação do Centro de Educação da UFSC. Mestre em Artes Visuais pelo Centro de Artes da UDESC. Licenciada em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atuou como professora substituta no CEART/UDESC entre os anos de 2011 a 2015. Atua nas áreas de gravura/processos gráficos, múltiplos/publicação de artista, curadoria/orientação de processo artístico, formação/capacitação docente, ensino não-formal/produção de materiais artísticos-pedagógicos. Desenvolve oficinas para Artistas e Professores.
 
Wolfgang May:  é natural da Alemanha e é um respeitado colecionador de artes visuais.
 
Exposição Coleção Catarina: Coletar e Cuidar
Pensar a importância das coleções é o ponto de partida da exposição Coleção Catarina – Coletar e Cuidar, que ocupa os espaços Fernando Beck e Paulo Gaiad da Fundação Cultural Badesc até o dia 27 de fevereiro. Com curadoria do médico, colecionador e pesquisador Ylmar Corrêa Neto, a mostra apresenta um conjunto de artistas relacionados à Santa Catarina. A coleção começou a ser construída há cerca de 40 anos e, como o próprio curador diz, não tem a pretensão de ser uma enciclopédia, mas facilitar a compreensão dos percursos dos artistas, estimular pesquisas e promover estratégias de colecionismo.
 
Serviço: Roda de Conversa Coleção Catarina
Data: 08 de fevereiro – sábado
Horário: 16h
Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro – Florianópolis/SC
Telefone: (48) 3224-8846
Entrada gratuita 
 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página