Blog Top Society - Karla Cruz

Câncer de colo de útero ainda é o terceiro mais frequente entre as brasileiras

30/01/2020    Gustavo Siqueira

A falta de informação ainda é um dos impeditivos para reduzir, de forma mais significativa, os casos de morte de brasileiras por câncer de colo de útero. Uma doença que pode ser detectada por meio de um simples exame periódico, e cujo diagnóstico precoce aumenta em mais de 97% as chances de sobrevida da paciente. Os últimos dados consolidados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, apontam que o câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente entre as mulheres - fica atrás do câncer de mama e de cólon e reto -  e a quarta maior causa de morte (corresponde a 6,2% dos óbitos de brasileiras por câncer).

O Janeiro Verde, que já está na reta final da campanha de conscientização, é uma iniciativa que busca alertar para a importância da prevenção do câncer de colo de útero, uma doença que mata milhares de mulheres, por ano, no país – em 2017, foram registradas 6.385 mortes, últimos dados divulgados pelo Inca. No mundo, esse número chega a 300 mil mortes, por ano.

img/topsocie_blog/2452_post_9298.jpg
O principal fator de risco para o desenvolvimento deste tipo de câncer é a infecção pelo Papilomavírus Humano, o HPV. “A prevenção do câncer uterino é feita através dos exames preventivos, e agora também por meio da vacinação contra o HPV. O exame do Papanicolau pode detectar o câncer em estágio inicial, garantindo maiores chances de cura”, explica a oncologista clínica Raquel Dalagnol, do Centro de Oncologia do Paraná (COP), informando que a vacinação de meninas e meninos com idades entre 9 e 14 anos, é fornecida gratuitamente pelo Ministério da Saúde. As vacinas são preventivas, tendo como objetivo evitar a infecção pelos tipos de HPV 16 e 18, altamente cancerígenos.

Sobre o COP

Desde 1991, o Centro de Oncologia do Paraná (COP/PR) se dedica ao tratamento do câncer, priorizando um atendimento exclusivo, sempre atualizado e com ênfase no relacionamento médico-paciente. Conta com um corpo clínico qualificado, com profissionais especializados na área de cancerologia, incluindo cirurgia oncológica, vídeo-cirurgia, oncologia clínica, mastologia, oncologia pediátrica, e oncologia ginecológica. Possui uma equipe multidisciplinar com especialistas em dermatologia, ginecologia, mastologia, urologia, hematologia, farmacêuticos, nutricionistas e psicóloga.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página