Reitoria da Uniplac, representante da Universidade de Barcelona e Banco da Família
O processo de internacionalização é um dos critérios de avaliação do MEC e a
Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) vem desde o ano passado negociando com a Universidade de Barcelona e agora se torna a única com convênio no estado. Nessa semana, os acadêmicos e professores, receberam a visita da representante da universidade espanhola. Na oportunidade, foram apresentados os primeiros quatro cursos que serão ofertados a partir de 2020.
Uniplac concretiza o convênio com a Universidade de Barcelona
Com 569 anos, a Universidade de Barcelona é uma das mais antigas do mundo e é considerada uma das mais tradicionais e ao mesmo tempo inovadora. A universidade é pública e conta com mais de 60 mil estudantes além de 5,6 mil professores. O convênio fechado entre as duas universidades contempla a modalidade de bootcamp, um programa de ensino imersivo que foca nas habilidades mais relevantes de determinada área para atuar no mercado de trabalho.
Ivani Garcia, representante da Universidade de Barcelona em Lages.
Estão disponíveis aos alunos e egressos da Uniplac, quatro opções de cursos. Empreendedorismo e Inovação, Gestão Hospitalar e Serviços da Saúde, Direito Digital ou 4.0 e Transformação Digital em RH. O intuito é encaminhar os estudantes no segundo semestre letivo de 2020.
A representante da Universidade de Barcelona, professora Ivani Garcia, trouxe a proposta “Programa Internacional, Barcelona – Brasil 2020”. Para Ivani, é uma experiência única e imperdível que a comunidade da Uniplac tem para usufruir, desde a preparação, a viagem, o curso e o retorno para o Brasil. “Nós temos uma excelente estrutura para recepcionar os alunos na nossa instituição, com programação de estudo e passeio. Os estudantes serão alojados na própria universidade, justamente para fazer essa integração e imersão com a instituição.”
Desde o ano passado, as duas universidades estavam com o convênio assinado. A pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, professora Lilia Kanan, explica que fez o contato com a Universidade para colocar em prática o convênio. “Assim que fiz contato com a Ivani, imediatamente pensamos em ter produtos para oferecer, para que se torne realidade a viagem dos nossos alunos.” Lilia destaca ainda, que em setembro do ano que vem, o desejo da Uniplac é chegar com os estudantes em Barcelona para fazer os cursos.
Pensando nas questões logísticas e financeiras, o Banco da Família foi acionado para entrar na parceria. O gerente da unidade de Lages, Rodrigo Rosa, explica que o banco possui uma linha de crédito denominada “BF Educação”, que trata especificamente do financiamento de recursos para educação. “Com taxas diferenciadas e um prazo de pagamento de até 36 vezes, se torna acessível para que os alunos, professores e interessados, possam realizar esse curso na Espanha.”
Texto: Luan Turcati / Fotos: Amanda Scopel – Centro de Notícias Uniplac (CNU)