Blog Top Society - Karla Cruz

VINDIMA 2019 É LANÇADA EM FLORIANÓPOLIS

19/02/2019    Karla Cruz

img/topsocie_blog/1687_post_12301.jpg
Com a presença de representantes das vinícolas e do prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes, foi lançada em Florianópolis na noite desta quinta-feira (14) a Vindima 2019, evento que marca o início do período de colheita da uva nos municípios produtores de vinhos de Altitude em Santa Catarina. O lançamento, realizado na sede do Sebrae/SC, teve também as presenças de patrocinadores, jornalistas, do presidente da Associação Vinhos de Altitude Produtores e Associados, José Eduardo Bassetti, da Rainha da Vindima, Daniele Oliveira, do diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Anacleto Angelo Ortigara, e da presidente da Associação Brasileira de Sommeliers, Néia Silveira, além de parlamentares e autoridades estaduais.
img/topsocie_blog/1687_post_13074.jpg
A Vindima 2019 será realizada entre os dias 1º e 31 de março, com a participação de 14 vinícolas de São Joaquim, Campo Belo do Sul, Urubici e Bom Retiro. Uma das novidades deste ano é que a festa de abertura, realizada no primeiro final de semana de março, acontecerá na Praça Cezário Amarante, no centro de São Joaquim, e contará com degustação de vinhos e atrações culturais. Tudo gratuito. Dali para frente, as próprias vinícolas promovem visitações, almoços e jantares harmonizados, sunsets e passeios previamente agendados que permitem acompanhar a colheita da uva.
img/topsocie_blog/1687_post_6827.jpg
A Vindima 2019 é realizada via Lei de Incentivo à Cultura, conta com patrocínio da Engie, Supermercado Zabot, Oxford e Lamar, e apoio do IFSC, Prefeitura Municipal de São Joaquim, Governo do Estado de Santa Catarina, BRDE, Sebrae, Souza Cruz, Terroir Villaggio, SESC, Aproserra e Bocatti. É uma realização da Vinhos de Altitude Produtores e Associados e da Secretaria Especial da Cultura – Ministério da Cidadania do Governo Federal.

PRODUTO RECONHECIDO

No evento de lançamento, o prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes, fez o convite para que os amantes do vinho visitem a Vindima e desfrutem do que a região tem a oferecer. O ano de 2019 marca o 20º aniversário do início do plantio de uvas de altitude, que resultam num vinho de qualidade superior que já recebeu inúmeras premiações no Brasil e no exterior. “É um marco a ser comemorado”, afirmou o presidente da comissão organizadora do evento, Acari Amorim.
img/topsocie_blog/1687_post_13383.jpg

O presidente da associação de produtores, José Eduardo Bassetti, vê na Vindima a oportunidade de “mostrar a força e a qualidade dos vinhos de altitude de Santa Catarina”. O diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Anacleto Ortigara, transmitiu aos presentes os elogios que ouviu de diretores do Sebrae de São Paulo aos vinhos produzidos na região e ressaltou que a entidade desenvolve o projeto “Serra Catarinense em Todos os Sentidos”, que tem, entre outras, a meta de criar o selo de Indicação Geográfica para o reconhecimento do vinho, da maçã e do mel do melato de bracatinga como produtos genuínos da região.

A presidente da Associação Brasileira de Sommeliers, Néia Silveira, também elogiou os vinhos de Santa Catarina e disse que muito trabalho ainda precisa ser feito para reduzir entre os consumidores o preconceito contra os vinhos brasileiros, que “não perdem para nenhum outro”. A associação que Néia preside tem um papel importante na divulgação dos vinhos de altitude no país.

QUEM PARTICIPA

A Vindima 2019 terá a presença das vinícolas Abreu Garcia, D’Alture, Hiragami, Leone di Venezia, Monte Agudo, Pericó, Quinta da Neve, Serra do Sol, Suzin, Thera, Villaggio Bassetti, Villaggio Conti, Villa Francioni e Vivalti. A Associação Vinhos de Altitude Produtores e Associados tem 35 filiados em 10 municípios do Estado, alguns deles ainda à espera da maturação dos vinhedos ou em fase de testes dos vinhos produzidos.

A programação completa da Vindima está no site vindimadealtitude.com.br

Fotos: Dani Lottermann e Bruno Rosa
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página