Blog Top Society - Karla Cruz

Evite doenças em seu pet no inverno

24/06/2018    Karla Cruz

img/topsocie_blog/1468_post_2731.jpg
Com a queda das temperaturas, os cães ficam mais vulneráveis a algumas doenças. Para te ajudar, separamos algumas dicas de como cuidar do seu pet no inverno.

Após meses de muito calor, as temperaturas começam a cair e assim como nós humanos, os cães também sofrem com as baixas temperaturas e ficam mais vulneráveis a algumas doenças típicas de outono e inverno.  Segundo o veterinário João Gustavo de Souza, da clínica Lovely Dog,  duas patologias bastante conhecidas, acontecem com maior frequência nesta época do ano, a traqueobronquite infecciosa canina e a gripe canina.

É responsabilidade do tutor tomar cuidado com o seu pet e ajudar o animalzinho a enfrentar as baixas temperaturas com mais saúde e conforto.
A Tosse dos Canis é muito comum entre os cães e sua forma de contágio é rápida. É provocada por vírus ou bactérias e começa com tosse simples e garganta inflamada, sintomas que não devem ser ignorados. Se não tratada corretamente, a tosse pode evoluir para um quadro de pneumonia. 

A gripe canina é semelhante a gripe dos humanos, porém o contágio é somente entre os cães. Alguns pets podem ter o vírus e não apresentar sintomas e transmitir a doença. Preste atenção aos principais indícios que são, normalmente, febre, tosse persistente, coriza e espirros. Além das doenças respiratórias, os animais idosos com problemas osteoarticulares como artrose, calcificações na coluna ou hérnia de disco, passam a sentir mais dor quando expostos a baixas temperaturas.

Fique atento aos sinais, caso o seu pet aparente ter sintomas dessas doenças, leve-o ao veterinário o mais rápido possível. Não confie em soluções caseiras, leve o seu amiguinho a um profissional, onde ele terá o melhor tratamento e logo se recuperará.
 No entanto, a melhor coisa a se fazer é prevenir a ocorrência dessas doenças, a vacinação é o método mais eficiente e ainda existem alguns cuidados extras que você pode ter em casa para evitar qualquer problema. 


Roupas
As roupinhas são ótimas para proteger os cães do frio, não são apenas acessórios de moda. Você pode encontrar modelos confeccionados em moletom, soft, lã e algodão, opte por opções confortáveis, em um número maior para não incomodar e com fecho de velcro, que facilita a colocação e retirada da peça.

Higienização
Reduzir a frequência dos banhos durante as épocas mais frias é uma ótima opção, opte por banhos quinzenais nos horários mais quentes dos dias. Após o banho, seque bem o seu pet com um secador morno. A tosa também deve ser evitada, os pelos são a proteção natural dos pets.

Casa ou cama
Ter um lugar quentinho para dormir é o desejo de qualquer cão durante os dias mais frios. Para aquelas que dormem do lado de fora, opte por casinhas, que devem ficar fora da corrente de ar. Já os animais que dormem dentro de casa, podem ganhar caminhas em um cantinho só dele. Para ambos casos, colchonetes e edredons pets tornam o local mais confortável.

Passeio
Uma última dica de como cuidar do seu pet no outono e inverno. Ao contrário do verão, você deve procurar horários mais quentes e ainda com sol para os passeios com seus cães. Fique atento as temperaturas ideais e não esqueça da coleira.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página