Despertar novas perspectivas em quem já é gestor ou naqueles que
vislumbram uma carreira corporativa de sucesso. Esse foi o intuito que guiou a
produção do livro “Offline – por trás dos bastidores”, idealizado por Marcella
Zorzo e Sueli Campagnolo, que teve lançamento em Blumenau nesta quinta-feira
(11). A obra traz a contribuição de 25 coautores que, a cada capítulo,
discorrem sobre suas experiências como executivos e, principalmente, como lidam
com colaboradores, clientes, fornecedores, conselheiros e diretores.
O executivo Bruno Brandão é um dos profissionais que agrega à publicação
sua expertise de mais de 15 anos de experiência em grandes empresas locais.
Adepto do intraempreendedorismo, ele elucida o conceito e exemplifica o quanto
a prática tem trazido resultados para corporações, independentemente do
segmento.
“O termo intraempreendedorismo é algo novo, mas que já se pratica há um
bom tempo, com exemplos práticos recorrentes aqui na nossa região. Em linhas
gerais: quem tem uma empresa é o empreendedor, aquele que investe no negócio,
que tem o CNPJ. O intraempreendedor é o profissional que desenvolve a empresa,
que não necessariamente é o dono. É aquela pessoa que geralmente ocupa um cargo
de diretor, de CEO, que é o tipo de profissional que domina o negócio, que
apresenta resultados, que faz a empresa crescer, presta contas para o conselho,
aos acionistas. É o tipo de movimento que ocorre bastante em empresas
familiares, quando a geração atual já não tem tanto interesse na corporação
quanto os fundadores”, explica Bruno.
Ainda de acordo com ele, o intraempreendedor, por sua cadeira e modo de
atuação, acaba atraindo para dentro das empresas outros profissionais com esse
mesmo perfil, competência e capacidade de inovação para fazerem o negócio
evoluir. “No livro, trago mais detalhes sobre essa prática e o quanto ela pode
agregar nas empresas e a todos os que fazem parte dela”, afirma.
Além da lista de 10 dicas de ouro para empreendedores, Bruno também
discorre sobre os conceitos de networking e netweaving, mostrando o quanto as
conexões com e sem interesse são imprescindíveis para a perenidade das
empresas. “Networking dispensa definições hoje em dia, mas o netweaving chega
com uma pegada mais empática, mas não menos importante para o crescimento organizacional.
Netweaving é dedicar tempo para conexões, sem um interesse concreto de obter
algo em troca. É comunicação pura e simplesmente – e a comunicação é o pilar de
fortalecimento de qualquer empresa”, comenta.
Bruno Brandão tem passagem por empresas como Cremer, Haco Etiquetas,
Grupo Lince e atualmente é head comercial do Grupo Tex Cotton, indústria de
vestuário infantil com quase quatro décadas de atividades e cinco marcas de
produtos premium. No livro “Offline – por trás dos bastidores”, sua participação
está no capítulo 12.
A obra está disponível nas principais livrarias da região. Os exemplares
vendidos no lançamento tiveram o lucro doado para o Instituto Biss, de
Blumenau, que desenvolve um trabalho com pessoas carentes.