Blog Top Society - Karla Cruz

30ª Festa Nacional do Pinhão começa com destaque às origens

27/05/2018    Karla Cruz

Ginetes que participaram da história do evento puderam reviver momentos marcantes de suas vidas.
img/topsocie_blog/1417_post_6876.jpg
img/topsocie_blog/1417_post_11271.jpg
img/topsocie_blog/1417_post_10369.jpg
A primeira noite de programação da 30ª edição da Festa Nacional do Pinhão teve o retorno das provas campeiras ao Parque Conta Dinheiro. Nesta sexta-feira (26) muita gente se emocionou ao assistir e participar da gineteada com a apresentação de veteranos que fizeram parte da história do evento.

Emilio Roberto Carvalho foi um dos 11 ginetes que montaram nos cavalos mal domados. Ele pode reviver uma história inciada muito antes da sua participação na Festa do Pinhão. Seu pai, o Zé Gago da Coxilha Rica, também era ginete e foi sua inspiração. “Ele gineteou a última vez com 54 anos. Foi ele que incentivou a mim e a muitos outros na nossa comunidade”.

Com a esperança de estrar entre os cinco melhores, e que serão premiados no domingo (27), Emilio destaca com saudosismo o tempo que esteve no evento. “Foi muito especial fazer parte da história do evento. Estar aqui me deixa extremamente feliz”.

Na última vez que a Festa do Pinhão teve provas de gineteada, João Batista Caetano ficou em terceiro lugar. Desta vez ele estava na plateia. “Para nós é uma satisfação reencontrar amigos e recordar como tudo acontecia”.

Mayara Kloppel, 32 anos, e João Stefanello, 40 anos, acompanhados pelos três filhos, assistiram pela primeira vez a gineteada na Festa do Pinhão. “Este momento significa a valorização da nossa cultura. E isso não tem preço”, destaca João.

Gineteada vai dar um carro zero quilometro de prêmio

As 50 montarias da fase classificatória que estavam previstas para ocorrer no primeiro dia de programação foram transferidas para o sábado (26), às 15h. Para o domingo (27) está prevista mais uma etapa de classificação e a grande final, na qual será conhecido o ginete que levará para casa um carro zero quilômetro como prêmio.

A partir das 16h do sábado, meninos e meninas de até 12 anos irão participar da classificatória da prova de vaca parada.  As invernadas artísticas dos Centros de Tradições Barbicacho Colorado, Planalto Lageano, Anita Garibaldi e Garrão de Potro se apresentam a partir das 18h30min.

A gineteadinha com a montaria em pôneis programada para o sábado será realizada no domingo (27), assim com a final da vaca parada.

Catarinas Comunicação

Foto: Nilton Wolff 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página