Não é novidade que, em um mundo cada vez mais
conectado e competitivo, a construção de uma presença marcante e um
posicionamento estratégico no ambiente digital são fundamentais para o sucesso
pessoal e profissional.
Um estudo da CDN, agência de comunicação e relações
públicas, realizado a pedido da Forbes Brasil, e que analisou o engajamento dos
CEOs das Marcas Mais Valiosas do Brasil, mostrou que mais da metade dos líderes
utiliza as redes de forma estratégica para fortalecer a reputação institucional
das companhias que comandam. O estudo inédito avaliou 25 lideranças e tentou
entender como elas utilizam essa ferramenta para construção e fortalecimento da
reputação individual e institucional.
’Na atualidade digital, a presença ativa dos
executivos nas plataformas online não apenas representa uma adaptação
necessária, mas também é uma oportunidade estratégica. A inércia ou a
passividade na adoção de um posicionamento digital eficaz e consistente pode
acarretar riscos significativos para a reputação tanto do executivo quanto da
empresa’, aponta a jornalista Cristiane Soethe, co-CEO da
Presse Comunicação e professora universitária.
Especialistas alertam, porém, que a construção
deste posicionamento digital deve vir acompanhada de um trabalho estratégico
relacionado à marca pessoal do profissional. ’Antes de definir linguagem,
mensagem e até quais redes sociais utilizar, são necessárias reflexões sobre a
identidade desse executivo, autopercepção, missão pessoal, visão de futuro e
potencialidades, por exemplo’, acrescenta a comunicadora, mentora e
especialista em Marketing, Cinara Maria.
Levantamentos como a pesquisa “Liderança
Conectada”, da consultoria Brunswick, destacam a expectativa crescente em
relação à presença online dos CEOs. Na opinião da co-CEO da Presse Comunicação,
jornalista e especialista em Marketing Digital, Fernanda Momm, ignorar
essa realidade coloca em risco não apenas a reputação pessoal dos executivos,
mas também a imagem corporativa como um todo. ’A falta de movimento na era
digital é percebida como falta de adaptabilidade e pode resultar em danos
significativos à reputação. A participação constante – e qualificada – dos
líderes nas redes sociais e mídias digitais não representa apenas uma extensão
da marca; é uma ferramenta fundamental para construir conexões emocionais,
disseminar mensagens estratégicas e engajar o público de maneira consistente’,
opina.
Construção da reputação
Para auxiliar executivos, líderes e CEO's na
construção desse posicionamento digital estratégico, a Presse Comunicação e a
consultora Cinara Maria se uniram com o objetivo de oferecer ao mercado um
serviço de mentoria: o Brand Leadership. A ideia é auxiliar esses
profissionais a conquistarem autoridade em seus segmentos de atuação, por meio
de estratégias consistentes e alinhadas ao desenvolvimento da marca pessoal de
forma autêntica.
A mentoria é destinada a homens e mulheres e é
dividida em módulos de marca pessoal e presença digital e abrange, entre outros
temas: autoconhecimento e diagnóstico de marca, posicionamento e diferenciação,
presença online estratégica e estratégia de conteúdo para redes sociais.
Mais informações podem ser obtidas no site: https://bit.ly/BLmulheres,
que neste mês de março está direcionado a um valor especial de lançamento para
mulheres.