Foram
408 cervejas premiadas, entre 4.147 amostras de 567 cervejarias de 21 estados
do país. A 12ª edição do Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC) contou com mais
de 100 jurados, de 21 países – escolhidos pela sua reconhecida experiência em
avaliar a bebida.
Tanto
o julgamento quanto a premiação ocorreram no Clube Caça e Tiro Velha Central,
em Blumenau (SC) - e a revelação foi ontem (quarta-feira - 06/03). No total
foram entregues 127 medalhas de ouro, 141 de prata e 140 de bronze.
“Esses
números significam novos recordes em uma competição já considerada a maior do
mundo em cervejas independentes. Inovamos sempre e neste ano não foi diferente,
com o reconhecimento de cervejas com uma Nota Comercial, fato inédito nas
Américas.”, disse Develon da Rocha, presidente da Semana da Cerveja Brasileira,
que segue até sábado (09) com o Festival Brasileiro de Cervejas e o SC Gourmet,
focado em gastronomia e negócios. Ambos começam nesta quinta-feira (07), às
19h, na Vila Germânica.
Sobre
a Nota Comercial, Rocha explica que a pontuação já é adotada no vinho em todo o
mundo e, a partir dessa premiação, uma revolução na avaliação das cervejas pelo
público.
“Ao
fim do concurso, as cervejarias agraciadas poderão exibir em seus rótulos o
selo de sua pontuação. Assim terão como inserir em seus rótulos esta importante
informação de qualidade e prestígio aos consumidores”, afirma.
Renato
Campos Carvalho, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae catarinense,
parabenizou a organização. “A cerveja movimenta uma cadeia produtiva muito
forte no Brasil inteiro. Em Santa Catarina esta vocação é ainda mais especial.
Afinal, Blumenau é considerada a Capital Brasileira da Cerveja”, comentou.
Justificando
todo o apoio e patrocínio, Vicente Scalia, analista de Negócios do Sebrae Nacional,
disse que “todos os eventos da Semana da Cerveja Brasileira corroboram com a
missão do Sebrae. Principalmente porque o mercado cervejeiro brasileiro é
formado em sua maioria por micro e pequenas empresas. Além disso, os eventos reúnem
perfis diferenciados. Dos negócios ao turismo”.