Quem
quer ser um bilionário? A resposta para essa pergunta é, geralmente, positiva,
porém, chegar lá é outra história. Para contar um pouco sobre o caminho até o
topo, o empresário João Adibe Marques, CEO da Cimed, esteve em Blumenau nesta
terça-feira (20), com a palestra ’Como se tornar um vendedor bilionário’.
O
evento foi realizado pela Acib (Associação Empresarial de Blumenau) em parceria
com a Venture Hero e reuniu empresários e empreendedores do Vale do Itajaí e de
Santa Catarina para ouvir o que o executivo tinha a dizer.
E
ele tinha muito. Adibe iniciou a fala ressaltando que não é um palestrante e,
sim, um vendedor. ’Minha história é real, minha família é essa, está aqui e o
que eu faço é tentar dividir um pouco da minha origem e do nosso caminho até
aqui’, iniciou, contando que começou a trabalhar aos 15 anos por não gostar de
estudar - e revelando que o primeiro ato de seu pai, que também foi seu
primeiro chefe, foi mandá-lo a um curso técnico de Contabilidade. ’Quando eu
fui para o curso entendi que a Contabilidade era para poucos naquela época, e
aprendi que que na Contabilidade precisa fazer conta, e para vender precisa
fazer muita conta também, então ali eu comecei a achar um caminho’,
complementou.
Força
do empreendedorismo
Adibe
destacou que todo resultado vem do empreendedorismo, que ele considera a força
do Brasil hoje. ’Guardem essa frase, a força do Brasil hoje está no
empreendedorismo e é isso que eu, que a história da minha família, quer
inspirar’, ressaltou. O empresário revelou que a família já chegou a ter 14
indústrias farmacêuticas e que o comando já está na quarta geração - todos
completamente inseridos no que ele considera seus três pilares de sucesso:
família, saúde e trabalho.
Dentro
destes pilares, Adibe ilustrou a palestra com os números da Cimed - entre eles
o de 5 mil colaboradores e o de 1º lugar no mercado participativo. Além disso,
o executivo pontuou um dos maiores orgulhos de sua trajetória: em 2023, a Cimed
foi eleita pela revista Exame como a Maior e Melhor empresa brasileira no
segmento de Saúde e Beleza - disputando com empresas dos setores farmacêutico e
de cosméticos.
Adibe
pontuou ainda fatores que considera importantes e que contribuem com o
crescimento da empresa - e que podem ser aplicados em qualquer organização, de
qualquer porte, como dar criatividade, investimento em inovação e tecnologia,
posicionamento de marca e propósito. ’Valores transformam a empresa’. O CEO
também destacou a importância de encantar e conquistar, antes de tudo, os
colaboradores. ’Sabe quem é o primeiro cliente do seu produto? Quem trabalha
para você. Isso é um trabalho de cultura, que inicia no propósito, ams que a
maioria das empresas esquece. Você tem que cuidar das pessoas que trabalham
para você’, decretou.
O
empresário também contou sobre o case dos produtos Carmed. A colaboração entre
as conhecidas balas Fini e o gloss da Cimed é uma das mais bem-sucedidas dos
últimos anos e levou a farmacêutica, que já tem 46 anos de história, ao topo
das redes sociais. ’O investimento em mídia nas redes sociais para esta
campanha foi zero, foi um viral no Tik Tok, e até hoje nós já temos 3 bilhões
de impressões nas redes’, revelou.
Ao
final, Adibe respondeu perguntas do público e agradeceu a receptividade que tem
no Vale do Itajaí e em Santa Catarina.
Rota
de conhecimento
A
palestra com João Adibe inicia um novo momento na história de empreendedorismo
de Blumenau. Sempre pioneira, a Acib pretende colocar a cidade na rota dos
grandes eventos empresariais do Brasil.
O
próximo evento está previsto para ocorrer no mês de maio, com a presença do
fundador da marca Reserva, Rony Meisler. As informações completas serão
divulgadas em breve.