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6 dicas para conversar bem com qualquer pessoa

16/01/2024    Karla Cruz

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Créditos: Depositphotos
 
Saber como se comunicar bem no trabalho e na vida pessoal é essencial, afinal, expressar-se é uma das habilidades mais valorizadas. A boa comunicação auxilia no desempenho profissional, na convivência com familiares e amigos e na construção de novas relações. Fernanda de Morais, Fonoaudióloga, Mentora e Especialista em Comunicação e Oratória compartilha algumas dicas que vão te ajudar a conversar bem com qualquer pessoa. Confira:
 
 
1 - Como iniciar uma conversa com um desconhecido?
 
Ao abordar um desconhecido, é importante cumprimentar de forma cuidadosa e apresentar-se de forma articulada. Falar o nome de maneira clara, sorrir e manter contato visual cria um ambiente leve e harmonioso. Cumprimentar conhecidos com entusiasmo, utilizando seus nomes, fortalece laços positivos. Por exemplo: “Oi, João!! Que alegria rever você!
 
2 - Mantenha o interesse do ouvinte
 
Dale Carnegie, orador norte-americano, afirmava que o som mais "doce" para alguém é ouvir o seu próprio nome. Além disso, a escuta empática, com atenção genuína, é crucial. Fazer perguntas e demonstrar interesse real, especialmente ao explorar detalhes de uma história, mantém o ouvinte envolvido e fortalece conexões.
 
3 - A linguagem corporal como aliada
 
A linguagem corporal desempenha um papel muito relevante na interação. Manter contato visual é a base, evitando sinais que denotem desinteresse, como olhar constantemente para o relógio ou o celular. Acenar com a cabeça quando concordar com algo e expressar emoções faciais reforçam a conexão.
 
4 - Evite erros na comunicação
 
Para uma comunicação eficaz, é essencial manter o foco, evitar perguntas fechadas que limitam o diálogo, assuntos desconexos e o monólogo unilateral. Isso é importante para garantir uma troca equilibrada de ideias.
 
5 - Como superar a timidez?
 
Quebra-gelos são aliados poderosos para vencer a timidez. Abordar temas como hobbies, viagens e atividades esportivas cria um terreno comum, facilitando a criação de conexões significativas.
 
Fernanda de Morais
Diretora Voice Care Treinamentos e Palestras
Fonoaudióloga Mentora e Especialista em Comunicação e Oratória

 

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