Blog Top Society - Karla Cruz

Brasil: Mulheres têm menos apoio para abrir pequenas empresas, diz pesquisa

25/12/2023    Karla Cruz

img/topsocie_blog/13767_post_14393.jpg
Sophia Utnick Brennan explica que as empreendedoras recebem menos apoio e credibilidade dos clientes e fornecedores

Em uma análise conduzida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foi constatado que as mulheres enfrentam desafios significativos ao buscar apoio para abrir pequenos negócios. Em comparação com os homens, as empreendedoras dedicam quase o dobro de tempo diário aos cuidados com a casa e a família, tornando a jornada empreendedora ainda mais complexa.

Além disso, dados revelam que clientes e fornecedores tendem a apoiar 9% menos mulheres do que homens nesse cenário. Sophia Utnick Brennan, empresária e defensora da causa feminina, destaca que essas estatísticas refletem uma percepção arraigada de que as mulheres possuem menos capacidade empreendedora do que os homens, um equívoco que persiste apesar do papel fundamental desempenhado por muitas mulheres nos bastidores de grandes empresas.
img/topsocie_blog/13767_post_9682.jpg

Sophia compartilha sua experiência pessoal ao enfatizar as múltiplas responsabilidades que as mulheres assumem ao lado de seus parceiros empresariais, "Desde a administração conjunta com o companheiro até a gestão financeira e as tarefas domésticas, as mulheres muitas vezes desempenham papéis cruciais sem receber o devido reconhecimento. Por vezes a mulher auxilia o parceiro nos negócios dele, cuida das crianças, da alimentação, da limpeza, e até escolhe roupas e sapatos do marido. O desafio é ainda mais acentuado quando, ao buscar clientes, são questionadas sobre sua capacidade de conciliar trabalho e responsabilidades familiares, perpetuando estereótipos de gênero", afirma a especialista.
img/topsocie_blog/13767_post_6674.jpg

Ela ainda destaca a necessidade de um esforço adicional para conquistar a confiança dos clientes revela um cenário em que persistem preconceitos e desigualdades de gênero no ambiente empresarial, "Ao buscar clientes, já me questionaram sobre a presença de um marido, filhos, e se eu conseguiria conduzir meu negócio de forma eficaz sem negligenciar as tarefas domésticas. Fui obrigada a dedicar quatro ou cinco vezes mais esforço para convencer os clientes de que eu tinha a capacidade necessária. Infelizmente, muitos ainda acreditam que as mulheres são excessivamente sensíveis e incapazes de liderar uma empresa, enquanto apenas os homens têm uma voz ativa", acrescenta Sophia.
img/topsocie_blog/13767_post_10495.jpg

Para a empresária, esse panorama destaca a importância de iniciativas que promovam a igualdade de oportunidades para mulheres empreendedoras, visando criar um ambiente mais inclusivo e reconhecer o potencial liderança feminina no mundo dos negócios.


Empresária brasileira conhecida nos Estados Unidos por seus empreendimentos. Enquanto lá seu nome é sempre associado ao sucesso de suas empreitadas, por aqui é sinônimo de ajuda ao próximo. Mas não foi fácil chegar até aqui. Hoje ela é dona de uma empresa de distribuição de cerveja, uma das maiores no ramo, em Nova York. Também é proprietária de uma empresa de landscape, em Miami. Além de paisagista, atualmente tem se destacado também em produção na área cultural. Durante a pandemia da Covid-19, Sophia decidiu criar a Utnick Production, empresa que busca ajudar artistas iniciantes com despesas da carreira e a fazer contatos no meio para crescer profissionalmente.  Alguns deles estão sempre presentes nas páginas de jornais, revistas e sites da web, como MC Lipinho Atrevido, Keila Ruama, Merson, DJ POP na Batida, da Love Funk e a TP Produtora.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página