Blog Top Society - Karla Cruz

Entrevista Exclusiva: Explorando o Mundo Culinário com o Chef Victor Eymael

22/12/2023    Karla Cruz

img/topsocie_blog/13763_post_1624.jpg
Hoje, tive o privilégio de entrevistar o famoso Chef Victor Eymael, especialista em cursos que tornam nosso cotidiano na cozinha mais fácil. Como Personal Chef, ele já transmitiu seu conhecimento para mais de 11.000 alunos e possui uma incrível base de seguidores, totalizando 380 mil  em seu instagram. 
Reconhecido como um ícone na culinária, agora, vamos à entrevista!

Como e quando você descobriu sua paixão pela culinária?

Minha paixão pela culinária vem de longe! Lá pelos meus 13 / 14 anos, já adorava ficar na cozinha, vendo minha mãe cozinhar ou quem estivesse na cozinha. Sempre foi uma mágica como os alimentos entravam de um jeito nas panelas e saiam de um jeito totalmente diferente e gostoso. E desde então, essa paixão só aumentou cada vez mais.

Quais foram suas primeiras experiências significativas na cozinha?

Lá pelos 15 anos, eu já estava buscando criar novos pratos. Lembro como se fosse hoje, um prato que criei que era uma massa, com um molho de cupim e que levava chocolate no molho. Até que ficou bom, mas o mais importante, foi uma "porta" que abriu na minha cabeça e ali eu vi que era possível criar, sair da mesmice!

Um próximo passo importante, foi quando eu comecei a preparar marmitas gourmet e vender em São Paulo. Eram marmitas com um padrão diferenciado... com ingredientes de alta qualidade, elaboradas e para minha surpresa, o negócio deu super certo, mesmo sendo marmitas com valor bem mais elevado que a média de mercado.

Quais Chefs influenciaram sua trajetória e sua paixão pela cozinha?

Um Chef em específico, o grande Chef Jorge Da Hora, teve muita influência na minha trajetória. Desde pequeno, sempre gostei de cozinhar, sempre foi minha paixão. E um dia, encontrei o Chef Jorge no Grande Hotel Senac e pude acompanhá-lo na cozinha por um período.. e além das grandes habilidades, o que me chamou muita atenção foi sua humildade, seu sorriso no rosto enquanto cozinhava e isso reflete muito o que eu sinto pela cozinha também... cozinhar, não deve ser visto como uma obrigação, mas sim como um prazer, algo que você faz por amor, para arrancar um suspiro ou um sorriso da pessoa na primeira garfada! Ele realmente teve um papel muito importante em tudo!

Conta sobre seus cursos e seu diferencial?

Sempre gostei de ensinar os pratos, os preparos, de um jeito simples, prático, descomplicado. E esse é um feedback que recebo muito das pessoas e principalmente, dos meus alunos! Tenho alunos que não sabiam cozinhar nada, mas em uma aula, uma receita minha, conseguiram preparar e de um jeito muito natural. Eu acredito muito que a cozinha é para todos, que todos podem cozinhar! A cozinha, a gastronomia, vai muito além dos nomes e técnicas difíceis!

E seguindo essa mesma linha da praticidade da cozinha, foi aí que surgiu a ideia quando lancei meu curso Menu Semanal. Eu sentia muito que as pessoas repetiam muito os mesmos pratos sempre, por falta de criatividade, falta de planejamento, medo de errar, etc. E a questão de refeições semanais em casa, ficava muito repetitiva, enjoativa e muito tempo gasto à toa pelas pessoas. E foi daí que surgiu a ideia de lançar um curso de cardápios semanais planejados, para todas as semanas do ano, com listas de compras prontas, passo a passo em vídeo, por escrito, com as dicas e truques por trás de cada preparo, pois é isso que faz a diferença em qualquer prato, e não só a receita em si!

Hoje, o Menu Semanal é um sucesso e uma das maiores referências de cursos de cozinha para dia a dia no Brasil e fora do Brasil! E o sucesso, é incrível!


Como você descreveria o seu estilo de culinária pessoal?

Eu gosto de sair fora da caixinha... mas não no intuito de preparar somente pratos complicados, com ingredientes difíceis... pelo contrário! Gosto de variar o comum, de um jeito que as pessoas vão comer e vão querer a receita. O novo, o diferente, chama muita atenção... e claro, dá água na boca! Sair da mesmice, comer bem, com variedade, experimentar coisas novas... não tem nada melhor!

img/topsocie_blog/13763_post_8989.jpg
Parece delicioso hum! A Mousseline de batata trufada com filé mignon grelhado, gotas de azeite de ervas e farofa de castanhas é uma combinação incrível de sabores e texturas.

Existe uma especialidade ou tipo de cozinha que você mais gosta de preparar?

Sou um apaixonado pela cozinha italiana! Então, massas, risottos, são pratos que eu amo preparar! Mas, gosto muito das referências da culinária francesa também e claro, apaixonado em carnes, uma das minhas grandes especialidades!
img/topsocie_blog/13763_post_11141.jpg

Onde você encontra inspiração para criar novos pratos?

A inspiração para mim, acontece basicamente de duas maneiras... a primeira e mais comum, é quando você acaba assimilando ingredientes, ideias, pratos que você já fez anteriormente. E você pensa: "posso usar esse ingrediente que já usei no prato "X", nesse prato "Y", acho que vai combinar! E você acaba arriscando e testando! Teste, se arrisquem, é maravilhoso!

Outra maneira de inspiração que acontece comigo, são ideias do "nada". Como acordar de manhã com uma ideia de um prato diferente, isso realmente acontece!

img/topsocie_blog/13763_post_12024.jpg
O Risotto de beterraba com burrata cremosa parece uma opção incrível e vibrante!

Existem ingredientes que você considera essenciais em sua cozinha?

Com certeza! Adoro uma boa pimenta do reino moída na hora, faz toda a diferença. Um bom azeite, uma boa manteiga, temperos frescos e secos, como sálvia, manjericão, tomilho, páprica defumada, cominho, etc!

img/topsocie_blog/13763_post_5510.jpg
O Nhoque Carbonara é uma variação deliciosa do clássico prato italiano, tradicionalmente feito com massa carbonara.

Como você vê as tendências atuais na culinária?

Falando da culinária de dia a dia especificamente, acredito que as pessoas estão buscando cada vez mais praticidade, mas sem deixar de lado o comer bem. Preparos rápidos, que não tomem muito tempo, que sejam saudáveis e práticos de fazer, é isso que vejo muitas pessoas buscando! E deixando a culinária mais "elaborada", para os finais de semana, ocasiões mais especiais... e muitos buscando o faça você mesmo, ou seja, pessoas se arriscando em preparar pratos de restaurante, em casa!


Quais foram os momentos mais marcantes em sua carreira culinária até agora?

Para mim, o meu maior sucesso é medido pela transformação que eu causo na vida das pessoas. Hoje, tenho mais de 11.000 alunos, no Brasil, Estados Unidos, Europa, etc. E ver a rotina dessas milhares de pessoas se transformando através da cozinha, vendo as pessoas preparando pratos deliciosos e encantando suas famílias, é isso que me move, isso é sucesso para mim!


Qual é a habilidade mais importante que um aspirante a chef deve desenvolver?

Aqui, vou deixar um conselho a qualquer pessoa que queira se desenvolver, cozinhar melhor, etc. Seja curioso. Saia da mesmice, saia do que todo mundo já faz. Tentar o novo, arriscar, faz parte! Seu diferencial virá a partir daí!


Há projetos futuros ou metas que você gostaria de compartilhar conosco?

Um projeto que está quase saindo do forno, mas ainda não posso contar exatamente qual é... mas posso dizer uma coisa: será algo totalmente novo na cozinha prática de dia a dia! Muita gente vai economizar horas e muitas panelas na cozinha, aguardem!!

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página