Na era do excesso de estímulos, a
presença consciente está cada vez mais rara, e a “Intimidade Artificial” –
fenômeno da falta de atenção às relações e aos momentos da rotina, tem
implicado diretamente nas conexões humanas e habilidades socioemocionais.
Recentemente, em uma palestra do South
by Southwest (SXSW), a psicoterapeuta e professora da Universidade de Nova
York, Esther Perel, explorou o fenômeno e o impacto das novas tecnologias na
saúde mental do ser humano. Entendendo a importância das relações, da conexão e
do amor, o Boticário criou a campanha de Natal “Seja Um Amor
Presente”, para mostrar que nenhum presente é maior do que estar com quem se
ama agora, inspirando e incentivando o diálogo sobre a presença ativa nos
vínculos humanos.
Com conceito idealizado pela AlmapBBDO,
o filme retrata, de forma metafórica, a presença e a ausência nas relações
interpessoais, explorando os diversos estímulos que impactam a percepção e que
geram o distanciamento entre pessoas queridas – a partir de diferentes formatos
de relações afetivas, amorosas, familiares e até mesmo profissionais.
No decorrer do vídeo, embalado pela
trilha de “I’ll Be There”, de Jackson 5, existe a
mudança de comportamento dos personagens, que passam a experimentar a presença
genuína na rotina.
O lançamento oficial, em TV aberta e em
todas as redes do Boticário, acontece na segunda-feira (27), durante o
intervalo da novela Terra e Paixão, veiculada na rede Globo. A estratégia de
divulgação desenhada com o intuito de gerar conexões mais profundas e
integradas à audiência contará com a participação dos personagens Anely (Tatá
Werneck) e Cristian (Felipe Melquiades), em uma cena especial que converge a
campanha e a trama.
Segundo Bruna Buás, diretora de
Comunicação do Boticário, o sentimento de ausência, mesmo estando fisicamente
presente, é uma das grandes tensões da sociedade atual. E, nesse contexto, o
Natal tem o poder de gerar reflexão sobre o tema e promover mudanças.
“Há quem diga que espera o ano inteiro
pela nossa campanha de Natal. A gente entende a responsabilidade que existe em representarmos
uma das maiores varejistas do país. Para honrar toda árvore no Brasil com uma
sacolinha do Boticário para presentear alguém querido, buscamos sempre um tom
muito emocional para gerar identificação e conversa na maior data do nosso
calendário. Entendemos que somos agentes não apenas da conscientização, mas
também do debate e da mudança de comportamento. Por isso, escolhemos provocar
uma reflexão sobre como o melhor presente que podemos dar a alguém neste Natal
é estarmos ali, no momento, com a mente e o coração, sem distrações, sem
divisão de atenção e criando boas memórias”, propõe a executiva.
Para os diretores executivos da
AlmapBBDO, Rafael Gil e Rodrigo Almeida, a presença ausente tem afetado, cada
vez mais, as relações humanas.
“Estamos fisicamente próximos, mas
emocionalmente distantes. E não existe momento do ano mais apropriado para
tocarmos no assunto do que o Natal, a época em que todo mundo quer estar
pertinho, de verdade, de quem ama”, comentam.
Em amplificação e sustentação do assunto,
com uma estratégia de comunicação 360° robusta, o Boticário criou ativações em
seus perfis nas redes sociais que provocam o público à reflexão sobre o tema.
Em desdobramento regionalizado, as iniciativas cobrem cerca de 20 cidades de
todo o Brasil e conectam ao espalhar a mensagem residual do amor presente, com
apresentações culturais, rodas gigantes, árvores de Natal, ambientação de ruas
e espaços públicos, além de ações volantes.
Já nas três lojas-conceito da marca,
localizadas em São Paulo e Curitiba, além de diversas experiências exclusivas
pensadas para o período, os consumidores também poderão adentrar em toda a
magia do Natal, com uma decoração especial desenvolvida com a arte Doodle –
gravuras que trazem infinitas possibilidades de padrões e formatos, exaltando
as diferenças e imperfeições de histórias, pessoas e situações, assinada pelo
artista Mauro Martins.
Pré-estreia do Natal Boticário
A campanha 3600, criada e
executada pela AlmapBBDO e pela LIVE, vertical de projetos de Live Marketing da
agência, contou ainda com evento de lançamento. Numa estreia inédita, um
momento especial para convidados tomou o céu da cidade de São Paulo – em frente
ao Obelisco do Parque Ibirapuera, no domingo, 26.
Um show de 350 drones formou
mensagens-chaves da ação em um QR Code – o primeiro projetado dessa forma,
direcionando o público para o filme da campanha. Além disso, a noite foi
marcada pela participação de um coral, que apresentou as canções “Por
Enquanto”, de Cássia Eller, “Tempo Perdido”, da Legião Urbana, além do tema da
campanha “I’ll be there”.