Blog Top Society - Karla Cruz

De Lages para o mundo

06/02/2018    Karla Cruz

Lageano Gustavo Gugelmin se destaca na maior competição de rali da história
img/topsocie_blog/1341_post_7402.jpg
Eram 4h35 da madrugada quando Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, partiram de Fiambalá, uma cidade localizada na parte oeste da província de Catamarca, Argentina, para encarar os 791 km previstos na 12ª etapa da categoria UTVs,da 40º edição do Rally Dakar.A corrida mais difícil do mundo escolheu como cenário as paisagens e atrações únicas da América Latina: Peru, Bolívia e Argentina. Situados a 1 505 metros de altitude, a dupla enfrentaria a mais longa etapa da competição,totalizando ao fim do percurso 15 horas de duração.
img/topsocie_blog/1341_post_12130.jpg
Ao todo foram 14 etapas; 14 dias de desafios a bordo do Can- Am Maverick V3. As altitudes extremas características da região, assim como os desertos, lama, chuva até mesmo neve, não impediram o ganho da taça mais cobiçada do off-road em Córdoba (Argentina) na classe SxS, destinada aos UTVs.
img/topsocie_blog/1341_post_2242.jpg
O lageano Gustavo Gugelmin, aos 35 anos, coleciona grandes títulos no seu currículo, entre eles está bicampeonato no Rali dos Sertões (2008) e o Mundial Cross Country (2012), ambos na categoria T2. Quanto a sua participação do Raly Dakar, o navegador fez sua primeira estreiaem 2014, onde terminaram a prova na 22ª colocação, e mantiveram o 12º tempo na classificação geral.
O incentivo para o esporte veio desde cedo quando Gustavo ganhou seu primeiro kart do pai,aos oito anos. Logo, por causa da altura precisou desistir dos monopostos, foi então que decidiu se aventurar no rali.  E onde permanece até hoje. Gustavo já viajou para Dubai, Egito, Catar, Polônia, Hungria, Portugal, Espanha, Itália, entre outros países, se destacando na função de navegador, figura pouco conhecida pelo público em geral.
img/topsocie_blog/1341_post_1953.jpg
O navegador participa da corrida do banco do passageiro, e se engana quem acha que o papel não presume importância, seu papel é fundamental tanto para ditar o caminho, como para demais orientações táticas, a função do navegador é colocar o carro e o piloto no limite de suas capacidades. “Comecei competindo no kart. Cresci demais e não pude ir para as corridas de fórmula. Faz dez anos que entrei no rali de velocidade. Desde então, as coisas foram acontecendo. Meu sonho era disputar o Dakar”, revela Gustavo.
Nesta edição, a dupla levou o primeiro lugar na categoria mais recente do campeonato, com um tempo total de 72h 44m e 06s. Eles ficaram quase uma hora à frente dos segundos colocados, a dupla Patrice Garrouste (França) e Steven Griener (Suíça). “Nós batemos um recorde de etapas ganhas, talvez até poderíamos ter aumentado esse recorte, mas como já estávamos liderando, nossa tática foi manter o oponente distante. Os quase 50 minutos eram suficientes para as paradas técnicas, como troca de pneus, ou concerto do carro”, explica o navegador.
img/topsocie_blog/1341_post_12207.jpg
A origem da competição não parece estar distante da sua característica principal, a imprevisibilidade. Em 1977, o piloto francês Thierry Sabine perdeu-se no deserto do Saara. O piloto viu naquele ambiente um lugar propicio para promover a prática esportiva, o rali.  Sabine esteve à frente da organização do Dakar até sua morte, em 1986, onde morreu em um acidente de helicóptero em meio a uma tempestade de areia.
img/topsocie_blog/1341_post_7466.jpg
Em sua 30º edição, o Rally Dakar pareceu chegar ao fim da sua estrada, em 2008, por causa de ameaças terroristas, a competição mais difícil e popular do mundo teve que ser cancelada por causa da instabilidade política de diversos países africanos,forçando a transferência para a América do Sul.
img/topsocie_blog/1341_post_10461.jpg
Mesmo mudando totalmente o terreno e paisagens, está edição comprovou que a competição mais árdua do mundo ainda se mantem extremamente exigente.
img/topsocie_blog/1341_post_9664.jpg

 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página