Blog Top Society - Karla Cruz

Semana do Trânsito em Lages foca na prevenção e conscientização de motoristas e pedestres

19/09/2023    Karla Cruz

img/topsocie_blog/12815_post_8793.jpg
Além do Seminário de Educação no Trânsito, outras ações serão realizadas nas unidades de ensino, palestras e orientações, distribuição de materiais informativos, mídias visuais e fiscalização mais ostensiva através das blitz

A Semana Nacional de Trânsito 2023 começou nesta segunda-feira (18), em todo país, tendo como tema principal “No trânsito, escolha a vida!”. Em Lages, a terceira edição do Seminário de Educação no Trânsito marcou o início das atividades locais, que se estendem até o dia 25. O evento, promovido pela Prefeitura de Lages, através da Diretoria de Trânsito (Diretran), foi realizado no Mercado Público de Lages.
img/topsocie_blog/12815_post_2982.jpg
O Seminário era gratuito e contou com a presença de muitos profissionais da educação, que atuarão como disseminadores do conhecimento adquirido aos seus alunos. Para ministrar as palestras foram convidados especialistas em trânsito e profissionais que atuam diretamente no dia a dia das ocorrências, como equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Militar, Diretoria de Trânsito, Corpo de Bombeiros e o consultor de trânsito Adailton Ramos Camargo.
img/topsocie_blog/12815_post_4142.jpg
O Seminário foi a primeira atividade da Semana Nacional do Trânsito em Lages. Outras ações serão realizadas nas unidades de ensino, com palestras e orientações, assim como a distribuição de materiais informativos, mídias visuais espalhadas pelas ruas, divulgação da campanha em rádio e TV e fiscalização mais ostensiva através das blitz.

Outra atividade bastante procurada é a pista educativa da Diretran, voltada ao público infanto-juvenil. “O Seminário superou nossas expectativas de público. Nossa missão é tentar conscientizar as pessoas e os professores são nossa ponte com milhares de crianças e adolescentes. Enquanto órgão regulador de trânsito, focamos muito na prevenção. Ao longo de todo o ano orientamos e realizamos palestras em empresas e instituições que nos procuram”, enfatiza o gerente de Educação de Trânsito da Diretran, Luis Ricardo Lehmkuhl.

Números revelam a triste realidade no trânsito

Alguns números apresentados durante o Seminário assustaram e retratam a realidade vivida no dia a dia do trânsito, cada vez mais violento. Segundo dados da PRF, Santa Catarina é o segundo estado com maior número de ocorrências no trânsito, muitas fatais. São 23 mortes nestas condições a cada 100 mil habitantes. Neste ano, com relação a 2022, teve um aumento de 1% no número de mortes.

Os tipos de acidentes mais freqüentes são colisões transversais e frontais, o que aumenta muito a incidência de mortes. Os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de mortes externas entre jovens de 5 a 18 anos de idade. E entre as principais causas dos acidentes fatais, estão imprudências como as ultrapassagens indevidas, a mistura entre álcool e direção, velocidade incompatível com o limite da via, invasão da contramão, entre outras. Entre os tipos de veículos, as motocicletas ultrapassaram os automóveis no número de acidentes, no âmbito estadual.

Puxando um pouco mais para o local, o 2° Sargento Jhonatan Branco, chefe do setor de trânsito do 6° Batalhão da Polícia Militar (BPM), mostrou que em Lages, considerando os meses de janeiro a julho, houve um salto de 433 sinistros em 2021 (ano da pandemia), para o total de 956 ocorrências em 2023. No ano de 2022 foram 10 mortes e 63 atropelamentos no município. “Isso é muita coisa para um município com cerca de 160 mil habitantes. Cada um precisa fazer a sua parte, muitos pedestres não sabem usar a faixa de segurança e precisam usar corretamente”, destaca o sargento.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página