Blog Top Society - Karla Cruz

Studio Guilherme Garcia apresenta Estar Origens na CASACOR/Santa Catarina

19/09/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/12808_post_9723.jpg
As linhas curvas do arquiteto Oscar Niemeyer e as formas fluidas do paisagista e artista plástico Roberto Burle Marx se encontram no Estar Origens, projeto que o Studio Guilherme Garcia apresenta nesta edição da CASACOR/SANTA CATARINA, em Florianópolis. O evento está em cartaz no antigo Hotel Maria do Mar e segue até 29 de outubro.
 
Em 160m², o maior ambiente interno da mostra, o arquiteto mergulhou na brasilidade dos dois ícones da arquitetura e do paisagismo nacional para projetar um estar que envolvesse algumas das obras mais famosas e referenciadas dos artistas.
 
“Quando falo em origens, resgato também a minha história e a minha terra natal, Criciúma, onde prospera a indústria têxtil e carbonífera. O projeto segue o conceito do concreto curvilíneo, o mix de texturas e a homenagem ao design nacional”, afirma Guilherme.
 
O projeto luminotécnico é assinado pelo lighting designer Waldir Junior, que criou o gráfico do hall de entrada, dando às boas-vindas aos visitantes. As formas femininas do Pavilhão Cicillo Matarazzo, também conhecido como Pavilhão da Bienal, em São Paulo, inspiram as linhas das paredes em formato orgânico.
 
img/topsocie_blog/12808_post_12636.jpg
img/topsocie_blog/12808_post_7242.jpg
img/topsocie_blog/12808_post_6379.jpg
img/topsocie_blog/12808_post_7537.jpg
Os brises angulados que fazem parte do Palácio da Justiça, em Brasília, iluminam a parede lateral. A estante cilíndrica de marcenaria de pau ferro é inspirada no Hotel Nacional, no Rio de Janeiro, e acomoda mais de cinco mil pergaminhos, além de objetos decorativos. Três obras clássicas de Niemeyer que se destacam no ambiente.
 
Perto das grandes janelas laterais, que têm vista para o mar, acomodam-se uma pequena sala de estar, com sofá, da Studio Ambientes; mesa Morfa, de Arthur Casas; e poltrona Cuca, de Zanini Caldas, iluminadas pela arandela Bailarina, de Waldir Junior. Com oito metros de comprimento, uma grande mesa curvilínea de pau ferro foi desenhada pelo escritório e inspirada nos jardins de Burle Max.
 
img/topsocie_blog/12808_post_13033.jpg
img/topsocie_blog/12808_post_48.jpg
img/topsocie_blog/12808_post_128.jpg
A mesa ocupa a área central do salão, delimitando o espaço do bar e jantar, com cadeiras na cor azul bic, de Giácomo Tomazzi. Aliás, Estar Origens reforça o conceito de uma arquitetura atemporal e bruta, com o uso de pedras e tecidos naturais, pau ferro nos móveis e tons que passeiam do cinza ao preto, mas com um ponto de cor em comum, o azul, que aparece também na obra de arte do home office. No ambiente, estão presentes instalações cerâmicas da artista Mitushi.
 
"O Brasil é feito de mistura, de bossa, do contemporâneo ao vanguardista, que apresento aqui. A escolha do mobiliário solto proposto pelos designers da nova geração, como Jader Almeida, Giácomo Tomazzi, Lucas Rechia, Roberta Baqueri, Marcelo Ligieri, Arthur Casas, contrapõem a gigantes, como Sérgio Rodrigues, Bernardo Figueiredo e Zanine Caldas”, explica Guilherme. 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página