O Complexo Dreams Park Show e o
Dreams Eco Park, empreendimentos turísticos que fazem parte do Grupo Dreams, em
Foz do Iguaçu, receberam nesta quinta-feira, 31, o selo de “Empresa Amiga da
Pessoa Autista”, concedida pela Organização Neurodiversa pelos Direitos das
Pessoas Autistas (ONDA), entidade de caráter social, cuja missão é aprimorar a
qualidade de vida das pessoas autistas.
A entrega foi feita após uma
capacitação sobre “Autismo” realizada pelo presidente da Onda, Fábio Cordeiro,
com os colaboradores dos atrativos.
Treinar a equipe para um
“olhar” e um atendimento mais inclusivo às pessoas portadoras de Transtorno do
Espectro Autista (TEA) é o primeiro passo do compromisso firmado entre o Grupo
Dreams e a ONDA.
A próxima fase será a
instalação de uma nova comunicação interna voltada aos autistas e a
disponibilização de equipamentos individuais que possam oferecer mais conforto
durante a visita nos cinco atrativos do Dreams Park Show (museu de cera, vale
dos dinossauros, maravilhas do mundo, bar de gelo e Dreams Motor Show) e também
no Dreams Eco Park.
Mesmo antes de receber o selo,
em abril, em alusão ao mês de conscientização da pessoa autista, o Dreams Eco
Park passou a liberar a entrada gratuita para pessoas portadoras desse
transtorno.
Inclusão verdadeira
Para Cordeiro, são esses
compromissos por parte das empresas que fazem a verdadeira inclusão acontecer.
“Estamos falando para um
público que desconhece o que é o autismo e suas características. Agora, serão
multiplicadores. E quando conhecemos, começamos a incluir. Ninguém critica ou
recrimina porque quer, mas por falta de informação”, disse.
E segundo ele, à medida que as
mudanças dentro do atrativo forem acontecendo e, os autistas e suas famílias
perceberem que o local é sensível, vai virando referência.
“Todos nós, pessoas típicas ou
atípicas, gostamos de sermos bem tratados e nos sentirmos confortáveis nos
ambientes. Com certeza, o parque será ainda mais visitado”.
Direitos
A advogada Aline Milanez,
representante da Onda em Foz, enfatizou que as pessoas autistas têm os mesmos
direitos de qualquer outro cidadão deficiente. Entre eles, o direito ao
atendimento prioritário.
“A pessoa autista não tem cara.
Por isso, incentivamos as famílias a solicitarem a carteira da pessoa autista
para receber esses direitos. É de graça. Além de facilitar o dia a dia, auxilia
o governo na elaboração de políticas públicas”.
Informação é tudo
Jussara Trajano é recepcionista
no Vale dos Dinossauros. Ela já presenciou vários casos de crianças ou adultos
incomodados, que hoje, depois do treinamento, percebeu estarem dentro do
espectro autista. “Estou saindo com uma nova visão. Terei mais cuidado no
momento da abordagem”, disse.
Segundo Sabrina AKL, do
Corporativo, foi excelente para abrir a mente sobre como realmente precisa ser
esse contato, entender que nem sempre será visível e, portanto, é preciso estar
preparado, desde o primeiro atendimento até o último.
“Somos vários setores
diferentes, mas a experiência do visitante autista precisa ser única como a de
todas as outras pessoas”, frisou.
Autismo
O autismo é resultado de
alterações físicas e funcionais do cérebro e está relacionado ao
desenvolvimento motor, da linguagem e comportamental. O TEA afeta adultos e
crianças. E graças ao avanço dos diagnósticos, o número de pessoas dentro do
espectro aumentou consideravelmente. Nos Estados Unidos, a média é de 1 para
cada 36 pessoas.
Entre os sinais mais comuns do
autista estão a dificuldade de comunicação e interação social, interesses
restritos e comportamentos repetitivos. Incluindo também o contato visual
direto.