Blog Top Society - Karla Cruz

Suíte homenageia a cultura de Floripa

15/10/2017    Karla Cruz

A suavidade e os encantos das praias estão nas cores, materiais e obras de arte
img/topsocie_blog/1269_post_7930.jpg

Obras de Augustin de Lassus e Ana Neves na suíte
Daniela Buzzi
img/topsocie_blog/1269_post_8310.jpg
Suíte de praia, de Priscila Koch
Lio Simas
Não poderia faltar na CASACOR SC, em Florianópolis, um espaço que propõe homenagear a cultura de seu povo, carinhosamente apelidado de “manezinho”. A Ilha de Santa Catarina, destino desejado mundo afora, inspirou, com suas dezenas de praias, a Suíte de Praia, com 37 m2, projetada pela arquiteta Priscila Koch.
Elementos aproximam o espaço da cidade. Ladrilhos compõem palavras-chave da Capital. A suíte conjugada, com banheiro e closet, é pensada nos moldes dos modernos Lofts. O closet é aberto e “escondido” ao mesmo tempo, por um painel vazado, trazendo praticidade e remetendo ao despojado de uma suíte de praia.
Priscila trabalhou com a composição que está em alta no momento: cinza e madeira. Para isso, a base do espaço foi feita em textura de concreto nas paredes e teto, com detalhes em madeira, como no painel vazado, troncos de árvore e piso original da casa. A cor do ano, verde musgo, está em detalhes e os metais da DECA na cor champanhe mostram as tendências.
 
Da renda ao balanço
Na Suíte de Praia foram priorizados elementos que remetessem à cidade litorânea, como o uso do linho, desde roupa de cama até mobiliários; a renda nos desenhos dos ladrilhos e mosaicos na parede; materiais rústicos como mobiliários em corda - destacando o balanço - e o equilíbrio entre revestimentos cerâmicos rústicos e modernos. A natureza está bem evidente no espaço, com raízes de árvore e plantas. O azul do mar está contemplado no espaço.

Arte na suíte
O espaço acolhe duas obras de arte que remetem à cidade de Florianópolis: uma reprodução de Augustin de Lassus, que transmite muito bem os dois lados da cidade: uma paz na praia e um caos no centro urbano. A outra obra é a pintura em aquarela de Ana Neves na parede, transmitindo a paz e aconchego dos tons suaves ao espaço e também remetendo à cidade de Florianópolis com um dos seus principais ícones, a Ponte Hercílio Luz.
 
Um prédio cheio de histórias
O prédio situado na Praça dos Bombeiros que, por último, abrigou o Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) durante 37 anos, tem uma longa história. Foi em 1773 - quando o cenário ainda era da cidade do Desterro -, e a imigração açoriana começava a se acentuar, a fundação da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo), para celebrar o Culto ao Divino, que até hoje ocorre em grandes festas comunitárias entre os meses de maio e junho.
Conta a história que em 1900, a Paróquia de Nossa Senhora do Desterro se comprometeu a doar o terreno, desde que a Irmandade construísse o prédio. Assim, em 1909 a Capela ficou pronta e, em 1910, o chamado Asylo de Orphans São Vicente de Paulo foi construído. Marcada pelos vitrais coloridos, a capela e? muito procurada para a celebrac?a?o de casamentos.
Em 1977, para complementar sua atuação com as crianças do abrigo, é criado o Jardim de Infância Girassol e no mesmo ano, também incorpora a Sociedade Promocional do Menor Trabalhador – Promenor. Hoje a Irmandade atende cerca de 750 beneficiados diariamente, entre crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. Mais de 800 crianças já foram encaminhadas para adoção.
 
Sobre a CASACOR
Pertencente ao Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2017 chega à sua 31ª edição em São Paulo, com 20 praças nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Franca, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina), e mais seis internacionais (Miami, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai e Peru).
 
SERVIÇO
O QUÊ: CASACOR/SC 2017 – Edição Florianópolis
QUANDO: 10 de setembro a 22 de outubro
Terça a Sexta, das 15h às 21h
Sábado, das 13h às 21h
Domingo, das 13h às 19h
ONDE: Praça Getúlio Vargas, 194 – Centro – Antigo casarão do Asylo de Orphans São Vicente de Paulo da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo).

Alessandra Cavalheiro - Jornalista Mtb 9775
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página