A preocupação da indústria têxtil
brasileira com a sustentabilidade é crescente e constantemente as empresas
buscam alternativas para continuar produzindo com responsabilidade e
sustentabilidade.
A participação da Huvispan Têxtil na 2ª edição do Febratex Summit não poderia ser diferente. A empresa marcará presença mostrando sua
preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade, um dos pilares do evento.
Durante o Summit, a Huvispan lançará
a H-Green, marca 100% sustentável que fornece tecido de poliamida
reciclado. Com características que buscam respeitar o meio ambiente, um dos
diferenciais da H-Green é a matéria prima inteiramente
reciclada. Tathiana Pettenuci da Silva, gerente de qualidade da
Huvispan Têxtil revela que a marca nasceu com o intuito de oferecer soluções
eficientes com tecnologia e responsabilidade ao meio ambiente. Exemplo disso
são os chips reciclados que são produzidos a partir de fios de
nylon que seriam descartados pelas empresas.
Como funciona a H-Green?
A H-Green é uma nova marca agregada ao
portfólio sustentável da Huvispan Têxtil.
“Nosso intuito é oferecer o modelo de
serviço de fabricação exclusivo e personalizado de malha sustentável aos
clientes confeccionistas, baseado no modelo de negócio White Label,
ou seja, uma terceirização do desenvolvimento de produtos e serviços, criando
um molde que pode ser personalizado e redistribuído por uma empresa”, explica
Tathiana.
White Label é um conceito antigo, mas que vem ganhando força nos dias atuais,
revolucionando o mercado mundial. Consiste num modelo de negócios que permite a
uma empresa desenvolver e produzir seus produtos e serviços de forma
customizada em um fornecedor especialista no assunto, introduzindo sua
identidade e marca, sem precisar ter estrutura de desenvolvimento e produção.
“Para desenvolver uma solução 100%
sustentável e customizada como a H-Green, a Huvispan realizou dois anos de
estudos intensos para encontrar realmente um produto sustentável.
Foi assim que em 2023 homologamos a Poliamida. Vale lembrar que a nossa solução
completa veio através do desafio de ajustar os processos a esses fios com
comportamentos extremamente diferentes do material virgem. Permitindo oferecer
ao público uma solução completa: fio + malharia + beneficiamento”, explica.
“A H Green possui inúmeras vantagens à
indústria têxtil, entre elas a redução nos custos de desenvolvimento e
produção, corte de desperdícios e sobras, maior agilidade e ganho no lead time
de desenvolvimento e produção, reprodutibilidade dos lotes e maior qualidade do
produto final, garantia de entrega e DNA de marca introduzido no produto”,
acrescenta.
Estande reflete a preocupação com o
meio ambiente
A Huvispan Têxtil além de apresentar no
estande um serviço com matéria prima reciclada, a H-Green, também se preocupa
em dar continuidade na sustentabilidade através de seus brindes.
“Teremos um kit que tem como intuito
ser amigo do meio ambiente. Nele teremos copos e canetas feitas com materiais
reciclados e uma ecobag exclusiva da nossa marca H-Green - toda em algodão cru
reciclado. Além disso, fomos adeptos à forma de descarte de lixos que a
organização do evento está promovendo, através da coleta seletiva. O mesmo
método que aplicamos na nossa fábrica”, revela.
Além disso, a Huvispan investe na
responsabilidade ambiental, através de ações internas, como o Programa de
Gerenciamento de Resíduos, que leva à redução de resíduos e favorece o
desenvolvimento sustentável, com foco na preservação do meio ambiente. Assim,
também vem buscando novidades de produtos para oferecer ao mercado têxtil e
disseminar a conscientização ambiental.
“Também possuímos projetos como a
arrecadação de lacres de latinhas para troca em cadeiras de roda; recolhimento
de tampinhas plásticas para troca em ração de cães e gatos; recebimento dos
colaboradores e comunidade no geral de equipamentos eletrônicos, pilhas e
baterias, para um direcionamento correto; reaproveitamento de água de processos
internos da fábrica para não captar mais água que o necessário; coleta
seletiva; controle das emissões atmosféricas; lâmpadas de led, entre outras
diversas ações”, conta Tathiana.
Tathiana ainda explica que a
sustentabilidade, em todos os aspectos, seja social, ambiental ou econômico, é
essencial para a indústria têxtil se manter no mercado.
“Não podemos considerar isso como um
diferencial, mas sim, uma obrigação para que todos tenhamos um futuro melhor. A
Huvispan sempre está em busca da evolução constante, conhecendo novas
tecnologias sustentáveis e estudando as melhores soluções para sermos cada dia
mais sustentável”, conclui.
Sobre a Huvispan Têxtil
Fundada em agosto de 2005, a Huvispan
desenvolve soluções de ponta para o segmento têxtil. Estrategicamente
localizada em um dos maiores polos têxteis do país, na cidade de Blumenau/SC, a
empresa possui uma estrutura de aproximadamente 21.000 m² de área construída.
Além do serviço de tinturaria e acabamento para malhas e tecidos em rolo, a
marca é distribuidora do Elastano Creora, fios metalizados,
fios de poliamida Acelon e fios de viscose para todo o Brasil.
Entre seus diferenciais estão uma
estrutura moderna e tecnologia de ponta, padronização de maquinário, garantia
de qualidade em todas as etapas do processo, estrutura física montada pensando
no fluxo correto de trabalho, laboratórios físicos e químico próprios, preço
competitivo, grande variedade de fios a pronta entrega, assistência técnica e
atendimento especializado.
Para continuar acompanhando
a H Green, siga no Instagram @hgreenlabel.