Nesta terça-feira (27), durante o
evento Google for Brasil, O Boticário e o Google anunciaram uma parceria
inédita para fortalecer a economia circular aos brasileiros. A iniciativa tem
como propósito ajudar as pessoas a encontrarem informações atualizadas sobre
pontos de coleta de materiais recicláveis que estejam disponíveis nas
proximidades, por meio do Google Maps.
Além da localização dos pontos de
coleta, também serão informados os tipos de materiais que podem ser entregues
em cada um deles, horário de funcionamento e outras informações para facilitar
a dinâmica da coleta. Na prática, o público poderá descobrir onde podem
entregar diferentes resíduos que têm em casa como eletrônicos, baterias,
garrafas de vidro, lâmpadas, entre outros.
A iniciativa entre as empresas surgiu
para atender a demanda de um número cada vez maior da população que vêm
procurando saber mais sobre onde reciclar os materiais que utilizam em sua
rotina. Dados do Google mostram que esse é o segundo tópico mais pesquisado no
tópico de Sustentabilidade no Brasil, atrás apenas dos termos relacionados à
mudanças climáticas. Algumas das principais buscas feitas no Google no Brasil
estão conectadas aos materiais que podem ser reciclados e aos pontos dedicados
à coleta de resíduos.
Para Renata Gomide, VP Consumer do
Grupo Boticário, esse é mais um passo do Boticário no sentido de conscientizar
e auxiliar os consumidores a exercitar a economia circular, reforçando a
atuação da marca, que agora ganha um parceiro relevante, o Google, para ampliar
e facilitar o encontro de quem recicla com os pontos de coleta e,
principalmente, com o Boti Recicla. “O cuidado com o meio ambiente e a busca
por soluções que minimizem esse impacto são alguns dos nossos principais
compromissos e pilares estratégicos de negócio. O nosso trabalho é de agregar
como uma grande companhia, além de conscientizar e fornecer ferramentas para
que a população esteja cada vez mais engajada com o tema", conta.
A parceria prevê a inclusão de 3,5 mil
novos pontos de reciclagem em todo o Brasil no Google Maps nos próximos dois
meses, incluindo os locais disponíveis do Boti Recicla - maior programa de
logística reversa do Boticário em pontos de coleta do setor de cosméticos com
mais de 4 mil pontos em todo país -, além de lojas de Quem Disse, Berenice?, Eudora
e Tô.que.Tô - marcas do Grupo Boticário que também recebem essas embalagens -,
somados a uma base coletada pelo eCycle. O número deve dobrar a partir dos
próximos meses e continuar crescendo ao longo da parceria de dois anos entre as
empresas, chegando em 10 mil pontos.
Ao pesquisar na Busca ou no Google Maps
termos como “reciclagem de cartuchos de tinta perto de mim” ou “reciclagem de
sacolas plásticas perto de mim”, entre outros termos, os brasileiros poderão
encontrar locais de coleta desses itens que estejam próximos à sua localização.
Selecionando o ponto desejado, informações atualizadas aparecerão como o tipo
de resíduo que pode ser entregue no local, endereço, horário de funcionamento e
telefone, além da possibilidade de salvar o local para visitar depois e traçar
uma rota.
“Nós esperamos que essa parceria
permita que mais brasileiros possam encontrar locais para reciclar itens do dia
a dia, gerando um impacto positivo na cadeia de reciclagem no Brasil”,
afirma Ivan Patriota, head de parcerias para Google Maps na América
Latina. Para Lívia Sitta, analista de insights do Google Brasil e
líder do projeto, a parceria com O Boticário mostra o compromisso de ambas as
empresas com a sustentabilidade. “Há um espaço enorme a ser ocupado pelas
empresas brasileiras a partir da geração de impacto positivo para o meio
ambiente e sociedade. Estamos felizes que O Boticário tenha embarcado nessa
importante iniciativa com a gente”, completa.
Por meio da parceria com o Boticário, o Google vai adicionar ao Google
Maps dados coletados e tratados pelo eCycle, tornando possível a ampliação do
número de pontos de coleta de materiais recicláveis em todo o Brasil. O projeto
inclui pontos de reciclagem de eletrônicos, baterias, garrafas de vidro,
lâmpadas, entre outros. Entre os pontos coletados pela eCycle estão
organizações não-governamentais, cooperativas de reciclagem, prédios públicos e
lojas, incluindo do O Boticário, que recebem esses materiais para que sejam
direcionados ao destino correto para reciclagem.
Boti Recicla: Sustentabilidade real em mais de 4 mil pontos físicos
No Boticário, a sustentabilidade faz parte da essência da marca
principalmente com o Boti Recicla, maior programa de logística reversa em
número de pontos de entrega voluntária (PEV) do Brasil no mercado da beleza.
São mais de 4 mil pontos espalhados em todos os estados, além da grande rede de
venda direta, que recebem embalagens vazias de produtos de qualquer marca do
segmento de Cosméticos, Fragrâncias e Higiene Pessoal.
Os consumidores entregam esses materiais nesses pontos de coleta,
localizados nas lojas do Boticário no Brasil; em seguida, todas as embalagens
são encaminhadas para as 14 cooperativas parceiras homologadas, onde realizam a
triagem dos materiais recebidos e fazem sua destinação correta.
“Acreditamos em um único caminho para o
sucesso responsável: um futuro sustentável e inclusivo, com o propósito de
transformar o mundo e impactar positivamente as pessoas por meio da
beleza. Sabemos do nosso papel como grande companhia, práticas
sustentáveis é uma premissa inegociável e que já faz parte do modelo de negócio
da empresa há mais de 46 anos”, finaliza Renata.
Sobre o Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de
cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário.?A marca de beleza mais amada
e preferida dos brasileiros*?foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e
tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de
venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário
conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e
cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e
e-commerce. Comprometida com as pessoas com o planeta, a marca possui?o maior
programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla.
Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza - um compromisso com a beleza
livre de estereótipos -?e não realiza testes em animais.?
Fontes:?*Kantar, LinkQ On-line, maio de
2022; **ABF (Associação Brasileira de Franchising). Ranking das 50 maiores
redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.?