A companhia Almeida Junior é finalista do Prêmio Abrasce
2023 com quatro cases, em três das nove categorias disponíveis pela organização
da premiação do segmento de shopping centers.
O grupo foi selecionado com cases sobre o treinamento de
funcionários com foco na interação entre clientes, sobre o enfrentamento ao
desafio do pós-pandemia para seus colaboradores, e com dois eventos de moda, um
que abrange um hub de inovação na área e outro focado na inclusão de pessoas
cegas em eventos com estes. A solenidade de premiação acontecerá em São Paulo,
no dia 27 de junho.
Os quatro cases elegidos finalistas pela comissão julgadora
do prêmio fazem parte das categorias ‘Gestão de Pessoas’, ‘Eventos e
Promoções’, e ‘Newton Rique De Sustentabilidade - ESG’. Realizado pela
Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o prêmio tem como
finalidade reconhecer os projetos inovadores desenvolvidos por shoppings
brasileiros nas áreas de transformação social, ambiental e econômica.
Na categoria de ‘Gestão de Pessoas’ o case selecionado foi
o ‘O pós-pandemia e o desafio que valorizou a Employee Experience no Grupo
Almeida Junior’. O projeto teve como objetivo central aproximar a rede familiar
dos seus colaboradores para o ambiente laboral na retomada do trabalho
presencial em junho de 2021. Para fortalecer o vínculo
empresa-colaborador-família em 2022, o grupo passou a implementar novas ações
de proximidade e engajamento com as famílias. Datas comemorativas foram
contempladas com a realização de ações especiais entre os trabalhadores e suas
famílias, além de premiações entre funcionários e crianças.
Na categoria de ‘Eventos e Promoções’, dois cases foram
classificados como finalistas. O projeto de treinamento aos funcionários ‘AJ
Encanta: antecipando o futuro da relação com o cliente’, aconteceu em 2022 e
alcançou 600 colaboradores da rede. O AJ Encanta foi idealizado com o propósito
de engajar os funcionários da companhia para que seus atendimentos gerem o
encantamento do cliente. Uma série de etapas de treinamentos práticos e
teóricos foram aplicados, além de terem sido desenvolvidos manuais e guias de
bolso com situações cotidianas para orientar os colaboradores no atendimento ao
cliente.
Outro projeto destaque na categoria foi ‘Garten Shopping
vira hub de Inovação na moda, com evento Startup Weekend Fashion Tech’, que
uniu moda e tecnologia, visando o fomento da cultura empreendedora e a criação
de novos negócios na vertical fashion tech em Joinville. O diferencial do
evento foi o seu local de realização, um shopping center, que possibilitou a
conexão direta entre as soluções desenvolvidas, os lojistas do mercado da moda
e varejo e o consumidor. O evento contou com a criação de 14 projetos
inovadores em um período de apenas 54 horas e a participação de cerca de 150
pessoas.
Na categoria ‘Newton Rique De Sustentabilidade - ESG’,
o case ‘A inclusão na passarela do Norte Fashion Way: um desfile de moda para
os cegos “verem” foi escolhido como finalista. Entre agosto e setembro de 2022
aconteceu no Norte Shopping de Blumenau o evento de moda Norte Fashion Way, com
a participação de mais de 20 marcas do empreendimento. O shopping foi pioneiro
no uso do sistema See Colors no evento, programa desenvolvido exclusivamente
para que cegos identifiquem cores, por meio de um código tátil impresso nas
etiquetas e nas próprias peças. Além das etiquetas See Color, o evento contou
com a participação de modelos com deficiência visual, que desfilaram na
passarela usando a técnica da audiodescrição para a plateia presente. Além
disso, um lounge especial foi montado para explicar a tecnologia See Color
ao público.
Para o diretor de Marketing e Relacionamento da Almeida
Junior, Rafael Fiedler, estar entre os finalistas de um prêmio como o da
Abrasce é muito significativo.
“Inscrevemos quatro cases e os quatro foram classificados
como finalistas, o que comprova o valor das experiências geradas. Um dos
maiores princípios da nossa companhia é inovar e fazer diferente, buscamos
sempre aprimorar os ambientes de trabalho e o atendimento ao cliente, além de
inovar com projetos e eventos. Ter reconhecimento nesses campos nos incentiva a
continuar promovendo a mudança nos nossos shoppings”, pontua.