O
Litoral Norte vem despontando não apenas no turismo de temporada, mas ganhando
cada vez mais espaço o segmento MICE, que engloba o turismo corporativo e,
principalmente, nos eventos sociais.
Recentemente,
o nicho de viagens corporativas teve o melhor mês de março da história, com
registro de faturamento de R$ 1,28 bi, que representa um aumento de 44% em
relação ao mesmo período de 2019, segundo dados Associação Brasileira das
Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), divulgados pela Associação Brasileira
de Empresas de Eventos (ABEOC).
Em
2022, o setor faturou R$ 11,2 bilhões em viagens corporativas, segundo dados da
Abracorp anunciados pelo Ministério do Turismo (MTur). Uma análise comparativa
da associação entre o ano passado e 2019 mostra que as viagens aéreas nacionais
atingiram R$ 4,7 bi, com um incremento de 1,9%, e a hospedagem em hotéis
nacionais, R$ 2,3 bi, crescimento de 2,2%.
Atualmente,
segundo dados apresentados pelo secretário de Turismo de Santa Catarina,
Evandro Neiva, o Estado tem o turismo como principal atividade econômica,
representando mais de 12% do PIB catarinense. A prestação de serviço é a maior
empregadora, se configurando como a principal fonte de recursos para os cofres
públicos estadual.
É
neste cenário que a FG apresenta ao mercado o mais novo espaço para eventos na
cidade de Balneário Camboriú, na Avenida Atlântica. O Ocean Place ocupará o
espaço do antigo Espaço Sul da FG, que operava como sede das ações sociais da
corporação.
Irá
figurar como o único espaço frente para eventos em Balneário Camboriú. A
empresa investiu R$ 3.350.000 milhões no espaço, com melhorias na
infraestrutura, retrofit da fachada, acessibilidade, revestimentos, acústica e
iluminação.
O
local abre as portas com um evento festivo para convidados em parceria com a
Heineken, no dia 10 de junho. Balneário Camboriú será uma das cinco cidades no
país que terá a transmissão oficial na grande final entre Manchester City e
Inter de Milão, pela Champions League, considerado o maior e principal
campeonato de futebol de clubes do planeta.
O
local
O
Ocean Place terá gestão de Douglas Formaggio, empresário com mais de 20 anos de
experiência no segmento de eventos e que nos últimos quatro vem assinando o
Réveillon de Balneário Camboriú. A FG continua como detentora do local e
manterá seus eventos corporativos no espaço.
“Percebemos
uma grande necessidade de mercado, temos um local ímpar, preparado e com
infraestrutura para eventos internos e uma ampla área externa, o que
potencializa e gera ainda mais dinamicidade para o mercado”, destaca Jean
Graciola, presidente da FG Empreendimentos.
A
presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e hoteleira,
Andrezza Negrini, pontua que a cidade sempre foi um grande destino de lazer,
encantando famílias com suas praias, dentro do segmento Sol & Mar, mas
hoje, com sua diversidade de atrativos, se torna atraente por todo o ano.
"Esse
contexto abre portas para o Turismo MICE (Meetings, Incentives, Conferences and
Exhibitions) segmento de maior crescimento no mundo, que agora chega à nossa
praia. Essa modalidade reúne grandes grupos, que são planejados
antecipadamente, geralmente trazendo resultados motivacionais às corporações,
movendo a baixa temporada, incentivando novos segmentos para atendê-lo e
gerando uma economia saudável, trazendo assim conforto e segurança à
região", explica.
Douglas
Formaggio destaca que existe uma grande demanda reprimida para eventos
boutique, intimistas e de múltiplos formatos simultâneos.
“O
espaço possui grande infraestrutura tecnológica e de logística. Tem o respaldo
de uma das maiores construtoras do país, oferecendo uma grande experiência ao
cliente. Além de eventos sociais, estamos focando nos corporativos, um segmento
em franco crescimento e que vem sendo potencializado pelos recentes
investimentos no Litoral Norte”, destaca Formaggio. Outro potencial destacado
por Douglas é o crescimento de eventos à beira-mar, casamentos na praia,
cerimônias intimistas e que poderão contar com o local.
A
presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau lembra que
Balneário Camboriú esperou muito tempo para viver esse momento, que vem para
potencializar o movimento da cidade durante todo o ano, considerando que o
setor de eventos movimenta cerca de 52 segmentos como meios de hospedagem,
comércio, bares, restaurantes e prestadores de serviços (fotógrafos e
videomakers, imprensa, organizadores de eventos, equipe de limpeza e montagem
de estrutura etc.).
"O
Turismo MICE vem para inovar de maneira qualificada a nossa Balneário Camboriú.
Um exemplo disso é o Expocentro BC Júlio Tedesco que, em 2022, recebeu 55
eventos e reuniu cerca de 700 mil visitantes. Estamos muito contentes que a FG
abraçou essa causa, apresentando o Ocean Place, investindo nesse setor que
agrega para todos nós", acrescenta.
O
Ocean Place abre as portas já com uma agenda de eventos para 2023, 2024 e 2025.
“Acompanhando
a tendência mercadológica, vamos trabalhar para potencializar ainda mais o
nosso turismo ao longo de todo o ano. A campanha recém-lançada pelo governo do
Estado, que tem como objetivo assumir o protagonismo da estação inverno perante
o trade, será um grande acelerador e auxiliar a toda a cadeia produtiva,
gerando desenvolvimento para todos”, completa Douglas Formaggio.