Blog Top Society - Karla Cruz

Conceito de centralidades urbanas ganha força em Florianópolis com novos espaços de serviços, compras e lazer

21/05/2023    Maristela Brittes


img/topsocie_blog/11937_post_6962.jpg

Empreendimentos abertos em diferentes regiões da Capital acompanham tendência mundial que busca mais qualidade de vida e integração nas comunidades
img/topsocie_blog/11937_post_4033.jpg

A criação de espaços multifuncionais que reúnam opções de serviços, compras e lazer próximo de áreas residenciais, reduzindo a necessidade de deslocamento, vem ganhando força em Florianópolis. Novos empreendimentos abertos em diferentes regiões da Capital catarinense são prova dessa tendência, que integra o conceito de “centralidades urbanas”. Numa cidade em que a mobilidade segue sendo um dos grandes desafios, esses espaços vêm agradando aos moradores e se tornando pontos de encontro.
img/topsocie_blog/11937_post_2100.jpg

Um dos exemplos na Ilha está no Córrego Grande, que recentemente ganhou um mall entre o Parque Linear e a principal avenida do bairro. O SpotMarkt, espaço que reúne operações como bares, cafeteria, restaurantes, supermercado e coworking, está integrado ao D/Spot, empreendimento da Dimas Construções entregue pela construtora no ano passado. 

Luciana Reus, 30 anos, que é moradora da região e também trabalha no Córrego Grande, afirma que um dos ganhos práticos com esses os novos espaços foi a otimização da rotina, com opções de almoço e também para alimentação durante o dia, além dos benefícios para o lazer.

“Vejo que tanto o mall quanto o Parque Linear agregaram em muito ao bairro e ao nosso dia a dia. Tem ajudado, por exemplo, com o espírito de comunidade. No meu caso, geralmente me reúno no local para um happy hour após o treino de crossfit”, destaca.

Além de um total de 36 operações no mall - 12 delas já em funcionamento -, atividades de lazer integradas ao Parque Linear contribuem para a integração. O espaço tem promovido apresentações culturais e também debates sobre temas atuais abertos ao público. 

Ponto de encontro para moradores e diferencial para pets

A publicitária Liliane Bandeira Almada, de 56 anos, tornou-se uma das frequentadoras assíduas - ela, e as cachorras Luna e Estrelinha, das quais é tutora. Moradora do Córrego há sete anos, Liliane conta que viu a sua rotina mudar desde que o bairro ganhou esses novos espaços de encontro e lazer.

“Essa área virou um local de convivência para os moradores. Eu vou com as minhas dogs para passear, elas brincam, eu pego um picolé, elas adoram. E nós temos uma turma grande, dos tutores, que é a turma dos pets. Então a gente se encontra ali, passeia pelo parque e depois entra no mall, que é pet friendly, para tomar um chopp, um drink ou um vinho”, comenta.

Especialmente para os pets, o diferencial vem da sorveteria Nicolini Gelato. O local conta com o RefresCão, um picolé especialmente produzido para cães e gatos. O item é feito com pura fruta, sem corantes, conservantes ou açúcar, e há opções de sabores de manga, morango e amora. “A recepção é ótima, eles adoram, as nossas lojas estão sempre cheias de pets”, comenta Amanda Kruk, gestora da Nicolini Gelato.

Para o diretor de Incorporação da Dimas Construções, Gabriel Freire, a criação de espaços que reúnam serviços e lazer nos bairros é uma tendência que deve seguir em alta, tendo em vista benefícios como praticidade, segurança e sustentabilidade.

“Vivemos numa região em que o trânsito representa uma grande dificuldade para as pessoas, o que faz com que esses espaços cumpram um papel importante para a melhora da qualidade de vida”, avalia.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página