Blog Top Society - Karla Cruz

SESI oferece atendimentos de saúde mental para trabalhadores da indústria

05/05/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11790_post_250.jpg
Os dados divulgados sobre a saúde mental dos brasileiros são cada vez mais alarmantes. Um mapeamento global divulgado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) no início deste ano mostrou que o Brasil tem a maior taxa de transtornos de ansiedade no mundo - e este é apenas um levantamento.
 
Além disso, a depressão é o terceiro maior motivo de afastamento do trabalho no Brasil. Considerando que parte significativa da população é trabalhadora e passa de seis a oito horas por dia dentro das empresas, esta também deve ser uma preocupação das organizações.
 
Em um estado com cerca de 800 mil trabalhadores na indústria, é importante que as ações em defesa da saúde mental tenham destaque - afinal, a saúde precisa ser integral, do corpo e da mente. Por este motivo, o SESI disponibiliza às indústrias um serviço completo de atendimento em saúde mental que pode ser oferecido aos colaboradores, o Saúde Mental SESI Saúde.
 
De acordo com a coordenadora da área de saúde do SESI, a Sra. Lisara Scherer a preocupação com a saúde mental dos trabalhadores também cresceu, o que motivou o desenvolvimento do programa.
 
“Os transtornos de ordem mental, como a ansiedade e a depressão, afetam tanto a produtividade quanto questões físicas. Além disso, colaboradores com a saúde em dia - e sabendo que a empresa se preocupa com isso - também se sentem mais satisfeitos e o ambiente melhora como um todo”.
 
Como funciona?
 
O programa Saúde Mental SESI Saúde apresenta soluções personalizadas para as empresas, de acordo com a necessidade de cada organização. A primeira etapa é uma Assessoria Inicial, com reuniões de alinhamentos para orientações aos departamentos de Recursos Humanos (RH) e Saúde e Segurança no Trabalho (SST) sobre as ações mínimas necessárias para potencializar as iniciativas implantadas e sugestão de ações futuras ao final do projeto.
 
Após esta etapa, é possível definir as melhores ações a serem implementadas, que podem ser coletivas, como campanhas com palestras sobre temas como saúde mental, ansiedade, estresse, insegurança e medo; workshops para as equipes de RH, SST e líderes e até mesmo atendimentos terapêuticos específicos, que podem ser em grupos de até 20 pessoas ou individualizados.
 
Para implantar o programa, as empresas precisam entrar em contato com o SESI Saúde por meio do e-mail saude-mental@sesisc.org.br e solicitar um atendimento personalizado.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página