Blog Top Society - Karla Cruz

Debulha da "primeira" pinha, shows musicais gauchescos e "Sapecadaço" simbolizam lançamento da colheita oficial do pinhão em Lages

02/04/2023    Karla Cruz

img/topsocie_blog/11487_post_2547.jpg
Seja cozido, assado na chapa do fogão à lenha ou chamuscado entre as grinfas da árvore pinheiro, ou como ingrediente primordial em pratos elaborados salgados e doces, para aquecer o clima. O pinhão, semente do fruto pinha da araucária é o convidado que não pode faltar nas experiências únicas de deleites olfativos e palatáveis gastronômicos   
img/topsocie_blog/11487_post_12759.jpg
A estação das folhas secas já escancara as temperaturas tênues em proximidade, e devagarinho já desenha parte da rotina dos lageanos e dos serranos das outras 17 cidades do Planalto Sul de Santa Catarina. O período desta estação começou em 20 de março no Hemisfério Sul, o equinócio de outono, e seguirá a 20 de junho.
img/topsocie_blog/11487_post_2730.jpg
Finalmente aponta-se no horizonte a temporada em que o coração dos sulistas brasileiros pulsa forte bombeado de maior orgulho da sua identidade de regionalidade e quando os olhos se voltam à Serra Catarinense mais intensamente por turistas de variadas geografias do país e estrangeiros de outros continentes no charme de ambas as estações do tempo, definindo opções de turismo, lazer e gastronomia. E a “nossa” “semente símbolo” mais querida, o pinhão, chega junto, é claro, atribuindo o principal toque, inclusive porque sem ela e a majestosa gralha azul nada faz sentido na paixão pelo Sul do Brasil.
img/topsocie_blog/11487_post_14788.jpg
Seja cozido, assado na chapa do fogão à lenha ou chamuscado entre as grinfas da árvore pinheiro ou no fogo de chão no galpão do sítio, ou como ingrediente primordial em pratos salgados e doces elaborados com sofisticação, para aquecer sob o clima característico europeu, esquentar o corpo e a alma.
img/topsocie_blog/11487_post_5671.jpg
O pinhão, semente do fruto denominado pinha da araucária é o convidado que não pode faltar. A cada ano, sementes de maior qualidade aos consumidores. O ponto ideal de maturação faz a diferença no sabor.
img/topsocie_blog/11487_post_8701.jpg
De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), são colhidas na região da Serra, anualmente, aproximadamente sete mil toneladas da fruta-semente, envolvendo, diretamente, 900 famílias nesta atividade econômica - em torno de R$ 7 milhões de movimentação com a comercialização, uma catapulta ímpar na vida socioeconômica dos produtores. Para a safra de 2023, estima-se uma colheita com sementes de boa qualidade, no entanto, em menor quantidade do colhido em 2022. Todavia, por ser uma estimativa, a realidade poderá ser surpreendente, a exemplo do ocorrido no ano passado, quando registrou-se, na abrangência da Amures, em torno de oito mil toneladas colhidas, diante de uma previsão de colheita flutuante de seis a sete mil toneladas.
img/topsocie_blog/11487_post_9836.jpg
A semente leva de 24 a 30 meses para se desenvolver e amadurecer. E, neste tempo, fenômenos climáticos, tais como vendavais ou prolongadas estiagens, podem interferir na produção.
img/topsocie_blog/11487_post_11259.jpg
Venha ao Calçadão: Festividades e hospitalidade ao recepcionar o pinhão, lageanos e visitantes  

Data oficial e regulamentada por legislação ambiental de autorização ao início consciente e ecologicamente adequado à colheita da safra de pinhões em 2023, 1º de abril está marcado para “cair” neste sábado e, pela manhã, com nebulosidade e abertura de sol, sob temperatura por volta de 18ºC, típica do outono, Lages foi agraciada com o dia brilhante da primeira edição do Festival Colheita do Pinhão, lançado em 21 de março, no Espaço Cultural Aristiliano Ramos, situado no Calçadão da Praça João Costa, com uma vasta programação a ser desenvolvida ao longo deste dia e parte da noite no centro de Lages, promovida pela prefeitura do município, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo e Fundação Cultural de Lages (FCL), e pelo Núcleo de Negócios Cervejeiros da Associação Empresarial de Lages (Acil), com parceria/cooperação da Associação Empresarial de Lages (Acil), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Chef Gourmet Escola de Gastronomia, Fort Atacadista e Alínea Urbanismo. Apoio da empresa Selaria Germano. O Festival Colheita do Pinhão será uma agenda artística e cultural de resgate do tradicionalismo serrano, história, hábitos, usos e costumes, e valorização da culinária, com o mês de abril repleto de “delícias” gastronômicas para os admiradores se esbaldarem em experiências olfativas e palatáveis únicas. E entra para o Calendário Oficial de Eventos do Município de Lages.
img/topsocie_blog/11487_post_2394.jpg
Logo cedo, neste dia 1º de abril (sábado), foram realizadas a retirada com vara de taquara, colheita e debulha simbólicas da “primeira” pinha da safra, e arremate de “sapecada” de pinhão com fogo de grinfas ao pé do pinheiro araucária, no Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo, com a participação do prefeito em exercício de Lages, Juliano Polese, entre outras autoridades, lideranças das instituições e empresas apoiadoras, profissionais de imprensa e visitantes.
img/topsocie_blog/11487_post_13598.jpg
 Ordenha de vaca para se conseguir o camargo da manhã - combinação do café quente com o leite tirado direto da vaca, com o resultado de uma bebida forte e saborosa, um “calorzinho” a mais nas manhãs congelantes do inverno, pinhão assado na chapa do fogão rústico e dança no salão ao som da gaita ponto e voz do tradicionalista, Paulinho Gauzzelli, completaram a festa. Após, o lançamento do Festival Colheita do Pinhão, na Praça João Costa, prestigiado pelo público da área central.
img/topsocie_blog/11487_post_2415.jpg
Neste 1º de abril, o Festival Colheita do Pinhão obtém o comparecimento ativo em exposição de sete cervejarias artesanais de Lages (Cervejaria Eiswasser, Cervejaria Serra Forte, Cervejaria Zé Container - Chopp do Zé, Cervejaria União Serrana, L’jaica Cervejaria, GuedBeer Cervejas Especiais e Serena Brew Shop), algumas delas, marcas premiadas  nacionalmente. Nos stands opostos, Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Floricultura Sequoia Plantas e Flores (doou 50 mudas de pinheiro araucária à comunidade), Grupo de Artesãos Terra Nossa, Associação de Artesanato Tramatusa, Alínea Urbanismo, Rota Rural Coxilha Rica, 4X4 Off-road - Tropas Off-road e Life Out Off-road Experience Lages, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Revista Excelência.
img/topsocie_blog/11487_post_12352.jpg
Pela manhã, apresentação dos alunos do projeto Fábrica de Gaiteiros Lages -  Parceria Serviço Social do Comércio (Sesc) - Centro Cultural Vidal Ramos e Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música, e exibições de Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e musicais. No vespertino, novas apresentações de grupo de arte e cultura, CTGs e musicais, e Tiro de Laço Vaca Parada - 1º Torneio de Vaca Parada - I Cancha Oficial de Vaca Parada (Clebinho Narrador).

Mas, no fim da tarde, às 18h, a “Sapecada” de Pinhão (“Sapecadaço”), no Calçadão da Praça João Costa. Em sequência, Mostra de Chula e Trova, Trança de Cordas e show do Quarteto Coração de Potro.

Uma época linda e de aconchego e esperança. De empregabilidade, renda e lucros. “Lages está convidada a participar e se entrosar nestas expressões de arte e comemorar a chegada da safra desta semente tão nossa, um presente na natureza. Os ares de prosperidade invadem a Serra com o frio. Nos dias de Recanto do Pinhão Aracy Paim e 33ª Festa Nacional do Pinhão, a rede hoteleira estará lotada, desde hotéis urbanos, pousadas, hotéis fazenda, resorts e instalações passageiras em casas de família; os restaurantes, lanchonetes, cafeterias, bares e pubs estarão com excelente ocupação; comércio lojista, shopping e galerias irão vender com incremento nos negócios; vinícolas e cervejarias artesanais em alta produção e consumo; postos de combustível com amplo movimento, e os espaços públicos estarão com pessoas felizes, como são o Parque Jonas Ramos - o Tanque, o Museu Histórico Thiago de Castro (MHTC) e outros cartões postais, como a Catedral Diocesana, o Centro Cultural Vidal Ramos, a Coxilha Rica, monumentos a céu aberto e praças”, celebra o prefeito em exercício de Lages, Juliano Polese.

A família da gaiteira mirim, de 13 anos, Emanuele Varela, estava sentada nas primeiras cadeiras da plateia do Festival Colheita do Pinhão na manhã deste sábado (1º de abril), no Calçadão da Praça João Costa. A garota toca gaita desde os sete anos de idade e faz seis que está no projeto Fábrica de Gaiteiros Lages -  Parceria Serviço Social do Comércio (Sesc) - Centro Cultural Vidal Ramos e Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música. Houve um intervalo em que precisou se ausentar, mas, retomou as aulas há um ano.

Ela mostrou seus talentos as centenas de pessoas no espaço. O pai, o autônomo Edson Maciel de Souza, não abriu mão de ir ver a filha pilchado, acompanhado da esposa, a aposentada Daniele Varela de Souza, e da sogra, a avó da instrumentista, Ivanilda Varela da Silva. “A Emanuele herdou este gosto da família, nós todos somos adeptos às tradições. Este Festival é uma novidade, estamos voltando as nossas origens, a nossa cultura, alimentando aquilo que nunca dever ser esquecido”, aponta a mãe da moça.

O pai lembra que a construção dos valores de um filho criança e adolescente passa pelos ensinamentos de idolatria à história. “Nós moramos em uma chácara lá em Tributo, e no dia a dia procuramos enfatizar estas coisas. A humildade, a beleza da vida no campo, os seus significados, ela vê todo dia.” À tarde, Emanuele retorna ao palco com sua dança e seu Grupo Arte Cultura Querência Militar, representação do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires (CPMFNP).

Autoridades políticas e administrativas presentes nestes compromissos, entre as quais, o prefeito em exercício de Lages, Juliano Polese; secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Mondadori (Joinha); superintendente da Fundação Cultural de Lages (FCL), Gilberto Ronconi; secretário de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Moisés Savian; presidente da Associação Empresarial de Lages (Acil), Carlos Eduardo de Liz; presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, Zulmiro Klann, e o coordenador da Chef Gourmet Escola de Gastronomia, Marcus Delcolli.


Clientes vips merecem tratamento vip: em abril, roteiros exclusivos de amor à Serra a quem gosta de tradição, sem diferenciação a quem usa calça jeans ou bombacha

Durante este mês (de 1º a 30 abril), o Festival Colheita do Pinhão contará com o Festival Gastronômico Colheita do Pinhão, executado por Gastronomia de Lages, Associação Empresarial de Lages (Acil) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, uma integração de 20 estabelecimentos gastronômicos de Lages (bares, lanchonetes, cafeterias, chocolaterias e restaurantes), ao servirem a sua clientela, diariamente, pratos típicos à base de pinhão. Os empreendimentos culinários engajados no Festival são os seguintes: Galpão Gaúcho, Bistrô, Bistrô Garden, Bom Apetite, American Place, Boka’s Serrano, Dompi, Dindo’s Lanches, Burguer da Joca, Viva Burguer, Jimmy Burguer, Garage Pizza Delivery, Burts Food, Jenifer's Doces - Fast Cake, Casa de Vó, Forno Santa Fé, Café Brasil, Café Catedral, Caracol Chocolates e Lagos de Gramado Chocolates Artesanais.

Refeições de primeira classe em cinco ambientes refinados  

Em hotéis fazenda serranos, confraternização, diversão e experimentações. Almoço excepcional será servido e degustado em quatro ícones de turismo rural de Lages, e um jantar prometido como inesquecível em um local tradicional. No dia 8 de abril (almoço - Hotel Fazenda Pedras Brancas - homenagem a Júlio Ramos); 15 de abril (almoço - Fazenda Cavalhada - Coxilha Rica); 21 de abril (almoço com “entrevero” de pinhão - Rancho Recanto Nativo - Lambedor); 26 de abril (jantar - Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo), e 30 de abril (almoço - Restaurante Carne, Sal e Brasa - Hotel Fazenda Lago Di Venezia).

Você gosta de cozinhar e ama pinhão? Esta é a sua oportunidade! Vai ter Concurso

Outro ponto especial do Festival Colheita do Pinhão será o Concurso Gastronômico Colheita do Pinhão, com julgamento de pratos e a grande final fixados para 30 de abril, na Chef Gourmet Escola de Gastronomia. As inscrições de receitas, tanto para chefs amadores, quanto profissionais, estarão abertas de 1º a 15 de abril.

Promoção: Prefeitura de Lages, Chef Gourmet Escola de Gastronomia, Fort Atacadista e Alínea Urbanismo. Esclarecimentos: Site www.lagesturismo.com.br e (49) 99901-3577 - Chef Gourmet Escola de Gastronomia.

Atualizações e informações adicionais sobre o Festival Colheita do Pinhão, no site oficial da prefeitura de Lages - www.lages.sc.gov.br, e em suas redes sociais - Facebook: Prefeitura de Lages - https://www.facebook.com/prefeituradelages e no Instagram: @prefeituradelages.

Esquentar os motores à Festa Nacional do Pinhão

Reconhecido como um “start” para a Festa Nacional do Pinhão programada para o dia inteiro e começo de noite de sábado (1º de abril). A 33ª Festa Nacional do Pinhão, de 2 a 11 de junho de 2023, no Parque de Exposições Conta Dinheiro, com dezenas de espetáculos musicais de renome nacional, porém, o Recanto do Pinhão Aracy Paim iniciará uma semana antes, no Calçadão da Praça João Costa, uma demonstração de amor ao campeirismo em interpretações de dança, canto e declamação de peões e prendas, e opções deliciosas com pinhão na base de seu preparo.

A solenidade de escolha da rainha e princesas, as soberanas da Festa Nacional do Pinhão de 2023, está prevista para 12 de abril (quarta-feira), a partir das 20h, no Mercado Público Municipal. Entrada gratuita e limitação de capacidade de lotação. São 37 candidatas inscritas formalizadas no concurso de escolha, contudo, 22 serão aprovadas na seletiva preliminar ao dia do evento de desfile, desenvoltura e conhecimento histórico e cultural sobre Lages.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Fotos: Toninho Vieira
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página