Blog Top Society - Karla Cruz

Iniciativas sustentáveis serão reconhecidas no Prêmio Atitude Cidadã

29/03/2023    Rosilene Bejarano

img/topsocie_blog/11437_post_666.jpg
Empresas e pessoas que se destacaram na Semana Lixo Zero 22
serão premiadas nesta quinta, dia 30

Nesta quinta-feira, dia 30, o Coletivo Joinville Lixo Zero se reúne no Farol para realizar o Prêmio Atitude Cidadã - um título que tem como objetivo reconhecer iniciativas sustentáveis e de lixo zero. Serão premiadas pessoas, entidades e empresas que demonstraram, por meio de intervenções locais, seu engajamento e comprometimento imediato com a causa, abrangendo toda a transversalidade do conceito do Lixo Zero.

Em uma parceria com a Nidec Global Appliance, 12 troféus foram confeccionados pelos próprios funcionários com diversos resíduos. Na quinta, eles serão entregues para os premiados em 12 categorias: Voluntária, Influencer, Servidor(a) Público, ONG, Ação Semana Lixo Zero, Empresa, Escola, Mutirão de Limpeza, Criatividade e Reúso, Moda com Propósito, Negócio Lixo Zero e Cooperativa de Reciclagem.

O evento será realizado no Farol, das 10h às 12h, com abertura da Cia Som de Vento. “O Atitude Cidadã é uma forma de reconhecer e de incentivar a população e as organizações a adotar uma postura mais responsável e sustentável. Acreditamos que fazer esses reconhecimentos é uma forma de mostrar que estamos todos no caminho certo e que ações lixo zero devem ser realizadas no dia a dia para impactar positivamente cada vez mais as pessoas e nossas cidades”, destaca Arthur Rancatti, embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil e co-fundador do Coletivo Joinville Lixo Zero. 
Dia Internacional Lixo Zero
A data para o Prêmio Atitude Cidadã não foi escolhida por acaso. Dia 30 é o Dia Internacional Lixo Zero, data de reflexão e de oportunidade para compartilhar ainda mais o conceito e práticas lixo zero. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), o Brasil produz diariamente cerca de 80 mil toneladas de resíduos sólidos, sendo que apenas 3% desse total é reciclado. O descarte inadequado de resíduos é um dos principais problemas ambientais do país, com influência na saúde pública, na qualidade de vida das pessoas e na preservação dos recursos naturais. "O título Atitude Cidadã é fundamental. Cada cidadão pode contribuir para um mundo mais sustentável, adotando práticas como redução do consumo, separação adequada dos resíduos e destinação correta dos materiais recicláveis", afirma Carolina Motta, embaixadora e advogada ambiental do Coletivo Joinville Lixo Zero.

Para saber mais sobre o Coletivo Joinville Lixo Zero acesse o Instagram @joinville.lixozero.

Parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil 
O Instituto Lixo Zero Brasil tem assumido um papel importante nessa causa, pois acredita na transformação atual do modelo linear de consumo e descarte de materiais em um modelo circular, onde os materiais são reutilizados ou reciclados e não há desperdício ou consumo. O ILZB trabalha, também, para promover uma gestão de resíduos sólidos, na busca de incentivar a população a adotar práticas mais sustentáveis e responsáveis em relação ao consumo e ao descarte de materiais. Por isso, para ter um olhar mais amplo do que pode ser feito, mês a mês,  e sensibilizar a comunidade, o ILZB apresenta um calendário pedagógico com as principais ações do ano. Em março, por exemplo, ocorre o Atitude Cidadã. Para saber mais sobre as ações e projetos do Instituto Lixo Zero Brasil, acesse o site www.ilbz.org.
Crédito da foto: Gabriel Bazt/Alfazema Fotografia

Serviço:
O quê: Prêmio Atitude Cidadã
Quando: 30 de março (quinta-feira), das 10h às 12h.
Onde: O Farol. Rua Max Colin, 550, América.
Entrada Gratuita.


Assessoria de Imprensa
Tai Rodrigues | tai@tairodrigues.com
Ciléia Pontes | cileia@majuicomunicacao.c
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página