Blog Top Society - Karla Cruz

Festival de Dança do CBDD Fortaleza e GPID está com inscrições abertas

29/03/2023    Rosilene Bejarano

img/topsocie_blog/11436_post_13518.jpg
O Festival do Conselho Brasileiro de Dança (CBDD) e do Grand Prix Internacional de Dança (GPID) de Fortaleza está com inscrições abertas até o dia 31 de março, no site do evento. Esta será a sétima edição do CBDD e a terceira do GPID.  As apresentações acontecem em dois momentos, nos dias 19 e 20, no Teatro Brasil Tropical, e do dia 21 a 23 de abril, no Teatro Rio Mar Fortaleza, e conta com o apoio da Rede CUCA de Fortaleza, através da Secretaria da Juventude.
Os bailarinos que desejam participar do CBDD podem se inscrever nas modalidades de ballet clássico livre, dança contemporânea, jazz, flamenco, estilo livre, danças populares, danças internacionais, repertório clássico, pas de deux, grand pas de deux, sapateado, dança do ventre, dança de salão e danças urbanas. Os níveis vão do Baby, de 4 a 7 anos, até o Master, acima de 35 anos.
Já para o GPID, os inscritos irão competir individualmente em ballet clássico de repertório, dança contemporânea, além das aulas destas modalidades. Poderão participar bailarinos e bailarinas de 11 a 29 anos, divididos em três categorias, apresentando uma variação de repertório e uma coreografia de dança contemporânea de até três minutos. 
img/topsocie_blog/11436_post_2933.jpg
A ação traz ainda a oportunidade dos participantes e não participantes do Festival se inscreverem nos cursos presenciais, além de aulas para o GPID e para a audição e seletiva do DanceXperience – USA, que é um Curso de Verão no Pofahl Studios, na sede do Dance Alive National Ballet, na cidade de Gainesville, Flórida - USA. 
Janne Ruth, coordenadora do evento e Delegada do Conselho Brasileiro de Dança no Ceará, com grande influência em todo o Norte e Nordeste brasileiro, fala da importância e objetivo do Festival. “O CBDD já vem com uma bagagem de edições anteriores em sucesso de organização e opinião pública, levando o Ceará para ser reconhecido nacionalmente e internacionalmente como um estado que produz festivais de alta qualidade. Nosso objetivo é oportunizar o desenvolvimento de novos talentos, promover a troca de experiência entre os bailarinos e as mais diversas companhias de dança, fortalecendo-nos no celeiro mundial de dança”.
O evento terá premiações convencionais e especiais, desde medalhas, troféus, prêmios em dinheiro, bolsas de estudos e isenções em taxas para festivais.
A sétima edição internacional de Fortaleza já conta com a presença de jurados, mestres e professores nacionais e internacionais de dança, como Carla Amâncio e José Alvarez (Cubano), são bailarinos principais do Dance Alive National Ballet, na Flórida; Ana Loureiro, gestora artística e coordenadora do Núcleo de Dança Leonora Lima, em Minas Gerais; Cícero Gomes, primeiro Bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Cristina Helena, mestre em dança e premiada como melhor coreógrafa pelo Mercosul; Erick Gueterrez, autor e criador da Metodologia +QueTap!, voltada ao ensino do sapateado Norte-Americano no Brasil; Gisela Vaz, fundadora e diretora do Festival Internacional de Dança de Goiás e Presidente do CBDD; Rodrigo Vernek, professor e coreógrafo premiado no Festival Mercosul da Argentina e no New York City Dance Alliance nos Estados Unidos; e Victor Ciattei, mestre e bailarino, que participou do Lago dos Cisnes de Yelena Pankova e O Quebra Nozes de Dalal Achcar.
img/topsocie_blog/11436_post_14344.jpg
Festival do CBDD e GPID Fortaleza
Quando: de 19 a 23 de abril
Onde: Teatro Brasil Tropical (Avenida da Abolição, 2323 – Meireles) e no Teatro RioMar (Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 - Papicu - Shopping RioMar Fortaleza)
Regulamento e inscrições: até o dia 31 de março, no site https://festivalcbddfortaleza.com.br/ 
Diretoras do CBDD Fortaleza
Janne Ruth é delegada do Conselho Brasileiro da Dança no Ceará – CBDD (Órgão maior da Dança no Brasil e América Latina). É também Coordenadora do Fórum e dos grupos de dança do Ceará, diretora e fundadora da Escola de Ballet Janne Ruth, da ONG – Grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doações – BCAD e do Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará. Professora e coreógrafa, formada em Ballet Clássico e Metodologia do Ensino da Dança pela Escola de Ballet Hugo Bianchi. Janne é ainda idealizadora e diretora do FENDAFOR – Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará, o Festival acontece desde 2000 em Fortaleza e mais 16 municípios.
Nos últimos 29 anos, são 18.500 mil crianças e jovens atendidos, mais de 2200 alunos formados em Ballet Clássico, 61 Tournées realizadas; 08 internacionais e 53 nacionais, protagonista ainda de cerca de 650 prêmios no Brasil e no exterior.  Em 2011 fundou o Curso Vila Cultural, qualificação e intercâmbio em dança e teatro para agentes culturais do interior do estado do Ceará. Com esse curso já atendeu 64 municípios do Ceará e alguns da Paraíba, são mais de 320 artistas beneficiados e capacitados através dessa ação.
Atenita Kaiara é diretora artística da Escola de Dança Janne Ruth e diretora artística do Festival Internacional de Dança de Fortaleza FENDAFOR e CBDD. Iniciou sua trajetória no Ballet Clássico aos dois anos de idade. Como bailarina tem cursos e participações em festivais de diversas cidades do Brasil e do Exterior. Estudou e cursou com diversos profissionais como Janne Ruth, Déborah Colker, Kátia Pedrosa, Thochie Kobaiache, Marcelo Pereira, Mário Nascimento, Fernando Nunes, Marika Gidale, Décio Otelo, e outros. Participou de 25 Espetáculos de dança, 5 Tournées internacionais e 41 Nacionais pela Companhia de Dança Janne Ruth e Escola de Ballet Janne Ruth, onde obteve diversas premiações como bailarina e coreógrafa.
Contato para entrevista: Janne Ruth - (85) 98890-7977 
Assessora de Imprensa: Camila Albuquerque (MTE 3091/CE)
img/topsocie_blog/11436_post_1594.jpg
img/topsocie_blog/11436_post_5747.jpg


Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página