Blog Top Society - Karla Cruz

5 curiosidades do Shopping H, prédio histórico que está sendo completamente reestruturado em Blumenau

14/03/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11291_post_10849.jpg
Shopping H, localizado no coração da Rua XV de Novembro, em Blumenau, coleciona marcos em toda Santa Catarina. Entre tantos, proporcionou uma das primeiras escadas rolantes e a maior loja de departamentos do estado, além de ser uma memória afetiva para quem frequentava a região central da cidade.
 
Após anos de serviço à comunidade, chegou a hora de passar por uma revitalização, que visa oferecer uma experiência ainda mais agradável e moderna aos seus parceiros e clientes.
 
img/topsocie_blog/11291_post_7147.jpg
img/topsocie_blog/11291_post_13348.jpg
“Com uma nova concepção de design e layout, o Shopping H será totalmente renovado para atender às expectativas dos consumidores atuais. O retrofit inclui a modernização das instalações, a criação de novas áreas de lazer e entretenimento, e a ampliação da oferta de lojas, bares e restaurantes”, conta Rogério Couto, superintendente, do Shopping H. Em todo o projeto, a prioridade é valorizar ainda mais esse patrimônio blumenauense, mantendo o charme do local que é tão amado pela cidade. Até a conclusão da obra, prevista para 2024, relembre 5 curiosidades sobre o Shopping H:
 
A história contada do início
 
A história do Shopping H começou antes mesmo da sua inauguração. Em 1878, os irmãos Hering chegaram ao Brasil, devido à crise causada pela Guerra Franco-Prussiana. Eles se estabeleceram em Blumenau e abriram uma loja na Rua XV de Novembro, onde é o atual Shopping H, para comercializar produtos trazidos da sua terra natal.
 
Com tradição e experiência familiar na tecelagem, começaram a produzir peças de malha de algodão. Em 1895, Ernst Robert Steinbach, o primeiro funcionário contratado, deu continuidade ao negócio promissor, enquanto os irmãos se concentravam na indústria. Em 1918, a Lojas Hering, que ocupava todo o andar térreo do prédio, prosperou, abastecendo não só o mercado local, mas também o país.
 
Lojas Hering para o Shopping H
 
Em 1976, a Lojas Hering é classificada como a maior de departamento de Santa Catarina, sendo referência nacional e Sul-Americana. Nos anos 1980, Blumenau foi duramente atingida por uma enchente, que afetou a economia da região. Ainda em recuperação, após o Mercosul, em 1991, a maioria dos produtos que estimulavam o turismo de compras no município passou a ser encontrada também na América do Sul, diminuindo a demanda em solos blumenauenses. Somado a isso, inúmeros planos econômicos entre os anos 1980 e 1990 dificultaram para as empresas e muitas faliram ou tiveram que se reinventar.
 
Na Lojas Hering não foi diferente. Nesse processo, em 1994, foi vendida para vários acionistas e o prédio principal transformado em um centro comercial, chamado de Centro Comercial Lojas Hering. Foi uma mudança gradativa também impactada pelo novo costume que surgia no Brasil, em que muitas lojas migraram para o formato de shopping center. Em outubro de 2000, o centro comercial foi rebatizado como Shopping H, para acompanhar as novas tendências, onde o conceito de shopping ganhava cada vez mais força em Blumenau.
 
Pioneirismo em Santa Catarina
 
O Shopping H é considerado precursor em várias tecnologias a nível de Santa Catarina e, muitas vezes, até da região Sul do Brasil. A primeira loja de departamentos do estado, desde o seu início, tinha uma movimentação muito grande, com expressão nacional. Comerciantes e consumidores vinham de fora comprar aqui. Outra novidade para quem frequentou o espaço na época, uma das primeiras escadas rolantes de Santa Catarina foi construída na Lojas Hering.
 
Entenda a estrutura
 
Você sabia que o prédio onde está localizado o Shopping H tem 12 andares? Quando olhamos a estrutura na Rua XV de Novembro, é normal a parte superior passar despercebida. A atual empresa proprietária do Shopping H realiza a gestão dos primeiros quatro andares, que foram construídos em duas etapas no início dos anos 1960. Os três primeiros são destinados às lojas e gastronomia, enquanto o último é para administração e mantém o escritório da CDL Blumenau. Nos outros andares, construídos no início dos anos 1970 e prontos em 1976, funcionam escritórios de diversas atividades.
 
Ponto de encontro dos blumenauenses
 
Em 1977, com o primeiro andar todo destinado a Lojas Hering, inaugurou uma lanchonete completa no segundo andar da estrutura, a Hering’s Lanchonete. Algo que parecia um estabelecimento comum, se tornou ponto de encontro de quem trabalhava ou estudava na região central. Até hoje, o local é lembrado com muito carinho e nostalgia por quem viveu essa época.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página