Blog Top Society - Karla Cruz

Kitesurf em lagoa dos Lençóis Maranhenses é recomendado por atleta hexacampeã mundial do esporte

04/03/2023    Rosilene Bejarano

img/topsocie_blog/11226_post_13329.jpg

Considerado um dos melhores lugares do país para o kite, o povoado Atins possui condições naturais ideais para a prática do esporte em lagoa, mar ou rio.


Antes de se consolidar como destino turístico, o vilarejo Atins já era popular entre os praticantes de kitesurf, esporte aquático que permite velejar sem barco, utilizando apenas uma prancha e uma pipa (ou kite, em inglês). Um dos motivos que fazem do povoado localizado na região dos Lençóis Maranhenses um dos melhores lugares do Brasil para o esporte são os ventos fortes e constantes, que permitem o velejo em lagoa do Parque Nacional, no mar ou em rio.

“É um lugar bem incrível! Acho que todo mundo deveria ir para provar o kite lá, que é uma coisa bem diferente de velejar em outros lugares”, avalia Mikaili Sol, hexacampeã mundial de kitesurf, que velejou em lagoa dos Lençóis em setembro de 2020. Atualmente, a jovem atleta cearense — que cresceu vendo o pai maranhense praticando o esporte — disputa o circuito mundial da GKA (Global Kitesports Association) na categoria Freestyle.

Os ventos favoráveis, no entanto, não são a única razão pela qual o povoado atrai kitesurfistas profissionais e amadores de várias partes do país e do mundo. Segundo o empresário Saulo Prazeres, maranhense apaixonado pelo esporte, o local possui ainda outros atributos que o tornam ideal para o kite.

img/topsocie_blog/11226_post_13121.jpg

“Quando a maré está baixa, o velejador tem águas rasas e calmas, propícias ao aprendizado. Além disso, há um canal que liga o rio Preguiças ao mar, sendo um atrativo para curtir grandes ondas no mar e também fazer downwind [travessia a favor do vento] com paisagens paradisíacas na região dos Lençóis Maranhenses”, descreve Saulo.

O kitesurf o levou a ter seu primeiro contato com o povoado, há mais de 10 anos, e também foi uma de suas principais motivações para empreender em Atins, fundando o hotel Vila Aty, do qual é sócio- administrador. “Conheci o vilarejo de Atins em 2009 vindo de uma kitetrip que partiu de Tutoia. Uma chegada ao pôr do sol, a praia estava linda. Foi nesse momento que escolhi Atins para iniciar a jornada no turismo”, relembra o empresário.

Passar o dia na praia de Atins velejando entre o rio e o mar, fazer downwinds de 15 a 25 km partindo da praia do povoado até o Canto do Atins, e o velejo em uma das lagoas dos Lençóis — que é liberada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para a prática  do esporte — são algumas das atividades que Saulo recomenda aos kitesurfistas que estiverem visitando a região. Ainda de acordo com ele, a melhor época para velejar são os meses de julho a dezembro, quando os ventos ficam mais fortes.

img/topsocie_blog/11226_post_11372.jpg

Atins

Situado no município de Barreirinhas (MA), o povoado Atins é uma das principais portas de entrada para conhecer o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Apesar de ser um dos destinos mais remotos e isolados do Maranhão, possui localização estratégica para conhecer o Parque, ficando à distância de apenas 2,5 km do início das dunas e lagoas dos Lençóis.

O acesso a esse local de natureza preservada pode ser feito a partir do centro de Barreirinhas em veículo 4×4, percorrendo trilhas de areia, ou em lancha, pelo rio Preguiças.

Fontes
- Atleta Mikaili Sol, hexacampeã mundial de kitesurf
- Porta-voz do Vila Aty, kitesurfista amador que, por conhecer bem a região, fala sobre o que ela pode oferecer aos praticantes do esporte

Assessoria: Juliana Vieira 
Foto: Divulgação 

img/topsocie_blog/11226_post_6665.jpg

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página