Blog Top Society - Karla Cruz

Olimpíadas de Conhecimento qualificam ensino em escola de Blumenau

02/03/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11214_post_4488.jpg
As Olimpíadas de Conhecimento tornaram-se mais importantes e populares para a educação brasileira com o passar dos anos. São eventos que englobam diferentes áreas de estudos e promovem uma imersão dos estudantes em temas que podem se tornar objetos de interesse mais profundo e, até mesmo, uma profissão. Por conta disso, uma escola de Blumenau enxerga nas competições uma maneira de qualificar ainda mais o ensino.
 
A Escola S já tem tradição em participar de Olimpíadas do Conhecimento. Em 2022 cerca de 30% dos alunos participaram de competições em nível nacional em diferentes áreas. O destaque ficou para as Olimpíadas Brasileiras de Geografia e de Ciências da Terra, nas quais a estudante Ana Luiza Gerber, de 15 anos, foi premiada com duas medalhas, uma de prata e outra de bronze.
 
“A cada ano o engajamento de alunos e professores aumenta. Em anos anteriores fomos premiados com medalhas de ouro na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e ONC (Olimpíada Nacional de Ciências), mas todas as Olimpíadas são extremamente importantes”, destaca Juliana Alves, supervisora da Escola S.
 
Conhecimento para a vida
 
Muito além das pontuações e premiações nas provas, as participações nas Olimpíadas de Conhecimento proporcionam um aprendizado diferente e aprofundado de conteúdos que, muitas vezes, seriam vistos de forma mais rápida dentro da programação da sala de aula.
 
Juliana explica que este movimento acontece quando os alunos partem para o desenvolvimento dos projetos contextualizados com acesso a ambientes diferenciados de aprendizagem - virtual, mídias digitais, visitas a empresas, entrevistas, leituras, relatórios de experiência, entre outros.
 
“Por meio de diálogo, argumentação e da reflexão, as habilidades e competências desenvolvidas nas aulas e atividades práticas do Ensino Médio da Escola S proporcionam uma visão de mundo, formando cidadãos com consciência de coletividade e capacidade de gerar impacto positivo para a sociedade, são as habilidades que hoje são chamadas de soft skills”, complementa.
 
Outro fator positivo da participação nas competições é a ampliação do leque de opções para a formação profissional. Por terem contato com conhecimentos mais aprofundados, os estudantes acabam conhecendo melhor a realidade de determinados ofícios - principalmente os que envolvem pesquisa - e podem até mesmo vislumbrar carreiras. Além disso, o desenvolvimento das soft skills constitui um ponto importante na formação do jovem profissional, que chega ao mercado de trabalho com maior controle e conhecimento das próprias habilidades.
 
“As ferramentas utilizadas para a elaboração das atividades, além da vivência com a língua inglesa por meio de aulas semanais dinâmicas e leves com o selo da Cambridge University Press, podem agregar e proporcionar a convivência com pessoas do Brasil e do mundo, fortalecendo a nossa cultura”, afirma Juliana, reforçando a importância da participação nos eventos para a formação dos estudantes.
 
Confira as competições que os estudantes da Escola S participaram em 2022:
 
·       Olimpíada do CANGURU de Matemática Brasil – OBM; 
·       Olimpíada Nacional de Ciências – ONB;
·       Olimpíada Brasileira de Matemática – OBMEP 
·       Olimpíada Nacional de História do Brasil – ONHB; 
·       Olimpíada Brasileira de Geografia e Ciências da Terra – OGB;  
·       Feira Brasileira de iniciação científica – FEBIC;
·       Festival Nacional de Vídeos de Matemática; 
·       Feira Regional de Matemática 2022 – incluindo premiação destaque ao projeto apresentado. 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página