Blog Top Society - Karla Cruz

Udesc Lages completa 50 anos com lançamento de marca e programação comemorativa

07/02/2023    Karla Cruz

img/topsocie_blog/11039_post_12986.jpg
Nesta segunda-feira, 6, o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, completa 50 anos. A data foi comemorada com uma solenidade, que reuniu alunos, professores, técnicos, egressos, autoridades, imprensa, convidados e comunidade em geral.
img/topsocie_blog/11039_post_4786.jpg
O evento foi marcado pelo lançamento da marca comemorativa dos 50 anos, que evidencia a história do centro, com olhar voltado para o futuro. A marca e toda a programação comemorativa, que se estende até o fim do ano, foram apresentadas pelo diretor de Extensão, Rodrigo Terezo. "Comemorar 50 anos é olhar para trás e, também, mirar adiante, trançando planos e sonhos ousados", diz Terezo.
img/topsocie_blog/11039_post_1770.jpg
Durante a solenidade ocorreu a reinauguração do anfiteatro, no prédio da Agronomia, que passa a ser chamado de Anfiteatro Prof. Flávio Krebs Ramos. Falecido em 2019, Ramos foi um dos idealizadores da Agronomia, segundo curso criado no centro.
img/topsocie_blog/11039_post_8645.jpg
A placa foi descerrada pelo reitor da Udesc, Dilmar Baretta, o diretor-geral da Udesc Lages, André Thaler Neto, o ex-diretor, Clóvis Eliseu Gewehr, e o filho do homenageado, Carlos Ramos. "Só tenho a agradecer, em meu nome e em nome da minha família, esta homenagem a esse homem que dedicou a vida a esta instituição", diz ele. Carlos Ramos é egresso da universidade e foi estudante no mesmo período em que o pai foi diretor do centro.
img/topsocie_blog/11039_post_13416.jpg
O encerramento da cerimônia ocorreu no hall no anfiteatro, com o corte de um bolo, feito pela servidora aposentada em 1992, Hilda Pereira dos Santos. Hilda é avó do servidor Admilson Jonas Pereira e sogra do professor do Departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária, Flavio Simioni.

Para o diretor-geral, "A instituição completa um ciclo de maturidade, que se expressa pelos anos decorridos, pelo impacto que tem na sociedade e pela sua importância na formação de recursos humanos e no desenvolvimento de tecnologias, procurando auxiliar na solução de problemas", afirma Thaler. 

O evento teve transmissão ao vivo pela internet e pode ser revisto no Canal da Udesc Lages no YouTube. 

Breve histórico

O dia 6 de fevereiro de 1973 foi instituído como data oficial da fundação do Centro de Ciências Agroveterinárias, por meio da Resolução Nº 06/2021 do Conselho de Centro (Concecav). Esta é a data em que foi publicado o Decreto Federal Nº 71.811, autorizando a criação da Faculdade de Medicina Veterinária.

Tendo como primeiro diretor o Professor Paulo Londero Sperb e sendo denominada Escola Superior de Medicina Veterinária (Esmeve), em 10 de abril de 1973, iniciaram as aulas de Medicina Veterinária. Em 17 de abril de 1980, a Esmeve foi transformada em Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV).

Em 29 de setembro de 1979, o Decreto Lei nº 84.034 autorizou o funcionamento do curso de Agronomia, que iniciou as atividades em março de 1980. Em 2004 foi criado o curso de Engenharia Florestal, cujas aulas iniciaram em agosto do mesmo ano. Em 13 de setembro de 2007, foi criado o Curso de Engenharia Ambiental que, após reforma curricular, passou a ser denominado Engenharia Ambiental e Sanitária, implantado em 2016. 

Cinco décadas em números

Ao longo dos últimos 50 anos, a instituição formou mais de 5,9 mil profissionais nos cursos de graduação em Medicina Veterinária, Agronomia, Engenharia Florestal  e Engenharia Ambiental e Sanitária. Atualmente, o centro conta mais de mil alunos de graduação.

Na pós-graduação, a Udesc Lages bateu a marca das 1,5 mil dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas. Hoje, são cerca de 400 estudantes matriculados nos sete programas de pós: Bioquímica e Biologia Molecular; Ciência Animal; Ciência do Solo; Ciências Ambientais; Engenharia Florestal; Produção Vegetal; e Residência em Medicina Veterinária.

Reconhecido pelo ensino público e de qualidade, o Centro de Ciências Agroveterinárias é, também, referência nacional e internacional em pesquisas científicas e em ações de extensão junto da comunidade, acumulando prêmios e homenagens. A instituição conta, hoje, com mais de 150 professores, 77 técnicos universitários e 64 colaboradores terceirizados.

O reitor enfatiza a excelência do centro em ensino, pesquisas científicas e ações de extensão junto da comunidade, acumulando prêmios e homenagens. "Nestes 50 anos o CAV tem se destacado como um dos mais renomados centros de ensino e pesquisa, não só da Udesc, mas sim do País", diz Baretta. "É referência nacional e internacional", completa.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página