Blog Top Society - Karla Cruz

Especialista em Comunicação Empresarial apresenta as principais tendências de Marketing para 2023

04/02/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11010_post_4354.jpg
As ferramentas de marketing que vemos no mundo corporativo estão cada vez mais focadas em ajudar clientes e públicos a resolverem problemas, enfrentarem desafios e alcançarem seus objetivos institucionais e de mercado. Em um universo em constante transformação - como é o da comunicação - isso significa que é preciso estar sempre pronto para ajustar a rota e reagir às mudanças. Recentemente, especialistas ouvidos pelo Content Marketing Institute apontaram mais de 80 tendências de marketing para ter sucesso em 2023.Indicamos aqui cinco delas, para as quais eu considero fundamental ter um olhar atento neste ano: 
 
1.     Avanço nas ferramentas de IA
A comunicação, sobretudo o marketing de conteúdo em 2023 será moldado por duas grandes tendências: o crescimento da Inteligência Artificial e da ciência comportamental. A Inteligência Artificialé capaz de processar uma grande quantidade de dados para determinar rapidamente quem atingir e onde encontrar essas pessoas. Já a ciência comportamental ajudará a criar conteúdo de maneira receptiva ao cérebro, aumentando o engajamento e a resposta.
 
2.     Atualização da inteligência de pesquisa
Cada vez aparecem mais recursos nos resultados de pesquisa do Google. Eles são atraentes e reduzem a porcentagem de cliques nos resultados orgânicos. Com as páginas de resultados de pesquisa cada vez mais dominadas por anúncios pagos, os clientes exigem uma experiência “humana” mais relevante. Os consumidores estão iniciando as pesquisas em novos lugares, como TikTok e Instagram. Por isso, é fundamental reavaliar o SEO em 2023, testando os tipos de conteúdo que mais chamam a atenção nesses novos canais.
 
3.     Diferentes estratégias e abordagens
Em 2023, o mercado buscará tecnologias mais recentes. As marcas que podem fornecer conteúdo baseado em localização relevante e ao mesmo tempo utilitário, mantendo a confiança e a privacidade do consumidor, ganharão duas vezes: a primeira é a fidelidade do cliente e os ganhos financeiros que vêm com ela, e a segunda são os dados primários desses consumidores, objeto de desejo dos profissionais de marketing.
 
4.     Novas táticas
Este ano tem tudo para para ser um ano bastante dinâmico, especialmente no Brasil, com tantas mudanças políticas e econômicas. Pode ser necessário causar impacto com os mesmos ou menos recursos. Então, o que um profissional de marketing deve fazer? Apostar em novas táticas. Umas das ações pode ser fazer uso da assessoria de imprensa para colocar os porta-vozes da organização em evidência. É possível buscar espaço em reportagens ou artigos assinados em veículos de comunicação e reforçar a marca de forma positiva na imprensa.
 
5.     Olhar atento às tendências
Muitos especialistas estão dizendo que é preciso esquecer o tradicional modelo de funil de marketing. Isso porque, graças às redes sociais, a jornada do consumidor tem se tornado mais aleatória. A Geração Z continuará a migrar para o TikTok em 2023 e a ascensão do vídeo de formato curto continuará (TikToks, Instagram Reels). Então, é preciso ter uma estratégia criativa. Uma sugestão para se destacar é contar histórias autênticas.
 
Seguir as tendências não é tão difícil. Porém, é preciso planejar, traçar objetivos e metas, ter um propósito claro e contar com profissionais capacitados para entender o mercado e as estratégias adequadas.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página